Programa de identificação dos rebanhos fortalece a segurança sanitária, a eficiência produtiva e a responsabilidade socioambiental da cadeia
22 de dezembro de 2025
O Pará, que tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil, busca reforçar a segurança sanitária, ter uma produção mais eficiente e ampliar a responsabilidade socioambiental da cadeia pecuária por meio de políticas públicas como os programas de Pecuária Sustentável e Sistema de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos do Pará (SRBIPA).
Com aproximadamente 26 milhões de cabeças e líder na criação de bubalinos com um plantel de 782 mil animais, mais de 70% deles concentrados no Marajó, o Estado vem consolidando um padrão produtivo que alia transparência e competitividade – avançando como protagonista na construção de um novo modelo de pecuária sustentável e rastreável na Amazônia.
“A rastreabilidade é um passo decisivo para consolidar um modelo de desenvolvimento que concilia produção, responsabilidade ambiental e acesso a mercados cada vez mais exigentes”, afirma o governador Helder Barbalho. “O Pará avança com um sistema integrado, que amplia a transparência, fortalece a segurança sanitária e combate ilegalidades, assegurando previsibilidade e credibilidade à nossa pecuária.”
Neste sentido, o governo vem ampliando as ações e beneficiando os produtores. Entre as ações adotadas está a ampliação do prazo da rastreabilidade do rebanho, a partir do decreto nº 5.074, assinado pelo governador Helder Barbalho no início deste mês. Com isso, a identificação dos animais, prevista inicialmente para janeiro de 2026 e 2027, poderá ser realizada até 31 de dezembro de 2030.
O programa de rastreamento promove a modernização da pecuária, com inclusão digital e adequação ambiental de produtores de todos os portes, ao integrar informações ambientais, produtivas e sanitárias em um sistema único, alinhado aos compromissos ambientais e climáticos do Brasil.
A iniciativa já apresenta resultados concretos, como a redução dos riscos de desmatamento ilegal, de grilagem de terras e da movimentação irregular de animais.
A parceria entre os setores público e privado é a força motriz do projeto. Essa colaboração prioriza a alta produtividade e resulta em uma produção de maior qualidade, com respeito à sanidade animal.
“Ao integrar informações ambientais, produtivas e sanitárias, o Pará estrutura uma política pública moderna, capaz de fortalecer a governança da cadeia pecuária e estimular a competitividade de pequenos, médios e grandes produtores”, reforça Hana Ghassan, vice-governadora do Estado.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo do Pará.
XP lança selo de excelência e busca elevar padrões de qualidade no mercado financeiro
Pará desponta na criação de um modelo de pecuária rastreável e sustentável
19 de dezembro de 2025
Fugini leva tecnologia e inovação do campo à mesa
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO