Empresa preserva suas raízes enquanto olha para o futuro
19 de dezembro de 2025
A Fugini, líder na produção de molhos de tomate e vegetais prontos para consumo, começou a apostar em uma grande transformação ao substituir processos totalmente manuais por ferramentas digitais e IA.
No entanto, a empresa – que tem como meta entregar produtos com cada vez mais qualidade, utilizando menos recursos naturais – não perde de vista os ensinamentos da agricultura tradicional, fundamentais desde sua origem em Monte Alto, no interior de São Paulo.
Os resultados do uso de novas tecnologias são visíveis principalmente no campo. A análise detalhada de dados acelerou o tempo de resposta a problemas nas plantações. Ajustes que antes levavam até cinco anos agora podem ser feitos em poucos meses, aumentando o cuidado com o solo, a qualidade da matéria-prima e a competitividade da empresa.
Com uma análise próxima e minuciosa, a Fugini passou a monitorar 100% das plantações, sendo pioneira no uso de drones para o tratamento integral de áreas de milho-doce.
As imagens dos satélites Sentinel e Planet oferecem atualizações diárias de grandes áreas, aprimorando o potencial produtivo das lavouras. Estes dispositivos ajudam a preservar as plantas e, consequentemente, a qualidade dos alimentos – já que não há contato com o solo.
A inteligência artificial ampliou ainda mais esse trabalho. Ao analisar até dez anos de histórico de cada área, os sistemas indicam a qualidade do solo e suas necessidades. A IA também interpreta imagens para definir o momento ideal da colheita, muito importante no cultivo do tomate.
Além de garantir boas colheitas, essas tecnologias contribuem para a proteção e preservação do meio ambiente. Satélites e sensores otimizam o uso da água ao indicar a irrigação necessária para cada área, evitando o desperdício.
O manejo com plantas de cobertura também fortalece o solo, aumentando a matéria orgânica, melhorando a retenção de água e reduzindo fungos. Esses processos são fundamentais para a regeneração das áreas de plantio.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Fugini.
22 de dezembro de 2025
XP lança selo de excelência e busca elevar padrões de qualidade no mercado financeiro
Pará desponta na criação de um modelo de pecuária rastreável e sustentável
Fugini leva tecnologia e inovação do campo à mesa
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO