Banco da Amazônia organizou 52 debates sobre o desenvolvimento sustentável da região com uma economia de baixo carbono que promova também a inclusão
26 de novembro de 2025
Os debates realizados no pavilhão do Banco da Amazônia na green zone, durante a COP-30, em Belém (PA), receberam cerca de 30 mil pessoas em 52 eventos, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Os encontros serviram para demonstrar que a preservação do bioma na região exige uma atuação transversal que vai da grande obra de infraestrutura à valorização da cultura local.
As discussão promovidas pela instituição contaram com a participação de 126 painelistas de diferentes setores, entre executivos e colaboradores do banco, especialistas, pesquisadores, ambientalistas, economistas e ministros.
Ao todo, foram debatidos 10 temas, de bioeconomia a pecuária verde, passando por finanças sustentáveis, infraestrutura verde e transição climática.
Durante o evento, foi apresentado um estudo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que comprovou a correlação direta entre a aplicação do Fundo Constitucional (FNO) e o aumento do emprego e da massa salarial na região, validando o crédito como motor de desenvolvimento social.
O levantamento reforça a efetividade de programas como o Pecuária Verde, que serve como modelo de transição para um agronegócio de baixo carbono.
Também foi colocado em pauta a necessidade de políticas públicas específicas para a sociobioeconomia que deem escala e vazão à produção regional.
As conversas destacaram que o fortalecimento da atividade passa obrigatoriamente pela assistência técnica e produtiva e que o financiamento deve ser desenhado de acordo com a realidade local para que o acesso ao crédito seja facilitado.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Banco da Amazônia.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO