Minas Gerais combina oportunidades de negócio e experiências únicas para quem viaja a trabalho

Além de uma infraestrutura moderna, ampla conectividade aérea e rede hoteleira de qualidade, o Estado oferece diversos atrativos aos turistas corporativos

27 de novembro de 2025

Minas Gerais combina oportunidades de negócio e experiências únicas para quem viaja a trabalho

Minas Gerais, que vem se consolidando cada vez mais como destino para quem viaja a negócios, conta com uma estrutura completa para receber os viajantes, com aeroportos nacional e internacional e infraestrutura para eventos corporativos, como o Expominas.

Além disso, promove feiras, eventos e convenções e abriga grandes empresas nas áreas de mineração, agronegócio, saúde e tecnologia, entre outras.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), neste ano, a capital mineira deve registrar crescimento de 20% no setor de negócios e eventos corporativos, movimentando bilhões em transações entre empresários, fornecedores e consumidores.

Já a Pesquisa de Demanda Turística, do Observatório do Turismo de Minas Gerais, já mostrava, em 2022, que 22% dos turistas que visitam Minas têm como principais motivação o turismo de negócios.

Este é o resultado da consolidação da vocação mineira em receber, segundo a Secult-MG. Para isso, o Estado une infraestrutura moderna, ampla conectividade aérea, rede hoteleira de qualidade e a já conhecida hospitalidade do povo mineiro.

Negócios em alta

De acordo com os dados da Pesquisa de Demanda Turística, Belo Horizonte é a cidade mais visitada por quem viaja para negócios, eventos, congressos e convenções, com 21,55% dos entrevistados nesse recorte.

Em seguida vêm Uberlândia, com 5,78%, além de Governador Valadares e Diamantina com 4,43% e 4,29%, respectivamente.

O levantamento analisou informações sobre turistas e excursionistas em 52 municípios, com total de 7,5 mil entrevistas na primeira fase e 4,5 mil na segunda, com índice de confiança mínimo de 95%.

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi classificada como categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, uma iniciativa do Ministério do Turismo que indica que o local tem boa infraestrutura turística.

Além de oferecer parques naturais, cachoeiras, espaços históricos e atrações religiosas, Uberlândia desponta como polo do agronegócio e abriga ainda um dos principais centros do País com capacidade para receber eventos de grande porte, o Center Convention.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo de Minas.