Hub digital aproxima empreendedores e trabalhadores da gastronomia paulistana

Iniciativa vinculada ao Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo faz parte da missão de aprimorar o ambiente de negócios do setor

27 de setembro de 2025

Hub digital aproxima empreendedores e trabalhadores da gastronomia paulistana

O hub digital que está sendo lançado pelo Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e tem como objetivo funcionar como uma ponte entre os empresários do setor de gastronomia e as pessoas que gostariam de trabalhar na área.

Isso porque, mesmo com a menor taxa de desemprego (5,4%) registrada na cidade desde 2012, quando começou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), ainda há muitas vagas em aberto no setor.

Para preencher essas vagas e reduzir a rotatividade nos empregos em restaurantes e similares, o caminho é tornar mais atraentes as condições oferecidas aos trabalhadores. Ao mesmo tempo, é preciso qualificar as pessoas que ainda estão desempregadas para ocupar essas posições.

Tendo isso em vista, o hub atuará nas duas pontas, com cursos de qualificação para empregadores e funcionários e um amplo material de informação sobre o mercado e as políticas públicas relacionadas ao setor.

Durante o vodcast sobre o lançamento do hub de inovação, promovido pelo Estadão Blue Studio, o secretário da SMDET, Rodrigo Goulart, disse que a gastronomia paulistana é um ecossistema de inovação, de empregabilidade e de desenvolvimento. “Nesse cenário, políticas públicas se tornam fundamentais para estruturar e potencializar a força do setor.”

Dos 23 mil estabelecimentos comerciais em funcionamento na capital paulista, cerca de 9 mil são restaurantes e similares – para experimentar todos, seria preciso comer fora diariamente durante 25 anos. O setor, de grande relevância econômica, gera quase 400 mil empregos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.