No Setembro Amarelo, a campanha “E se a gente começasse pelo sentir?”, promovida pela Escola da Inteligência, propõe ampliar o diálogo sobre saúde mental, tecnologia e vínculos familiares
2 de setembro de 2025
Lançada no Setembro Amarelo, que é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, a campanha ‘E se a gente começasse pelo sentir?’ é uma iniciativa da Escola da Inteligência busca ampliar o olhar para a saúde socioemocional, indo além da sala de aula e envolvendo famílias, escolas e especialistas em um movimento coletivo de cuidado e prevenção.
De acordo com dados da Rede de Atenção Psicossocial, do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2023, no Brasil, a taxa de ansiedade entre jovens de 15 a 19 anos chegou a 157 casos por 100 mil pessoas.
O número supera, pela primeira vez, a incidência registrada em adultos. Entre crianças de 10 a 14 anos, o crescimento também foi expressivo: de 3,5 em 2013 para 125,8 em 2023.
Em relação à campanha da EI, uma das frentes inclui uma roda de conversa com convidados de diferentes áreas.
A juíza da Vara da Infância e Juventude do RJ, Vanessa Cavalieri, lembra que “muitas vezes, quando crianças e adolescentes não conseguem se comunicar verbalmente, eles falam pelo comportamento. Por isso, a atenção aos sinais faz toda a diferença.”
Já o filósofo e psicanalista Emanuel Aragão aborda outro tema difícil e importante, a violência: “essa é uma forma equivocada, trágica, de expressar uma necessidade legítima que não foi atendida. Por isso, é essencial criar vínculos saudáveis e ambientes de qualidade, na escola e na família, para que crianças e adolescentes possam se sentir seguros e acolhidos”.
Criada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a EI está presente em mais de 1.000 escolas, impactando em torno de 300 mil alunos e alcançando mais de um milhão de pessoas durante todos seus anos de história. A empresa completa 15 anos de trajetória como pioneira em educação socioemocional no Brasil.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Escola da Inteligência.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO