Governo de SP impulsiona acesso à saúde com Tabela SUS Paulista e novas tecnologias

SP prioriza saúde com investimentos em infraestrutura, inovação e atendimento humanizado

23 de setembro de 2025

Governo de SP impulsiona acesso à saúde com Tabela SUS Paulista e novas tecnologias

Criada em janeiro de 2024, a Tabela SUS Paulista é um dos pilares do novo modelo de gestão da saúde pública em São Paulo, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde.

O intuito é promover a descentralização, a ampliação dos serviços e o uso estratégico da tecnologia para reestruturar o atendimento e garantir mais acesso, resolutividade e cuidado próximo de casa.

A Tabela SUS Paulista representou uma virada no financiamento da rede hospitalar ao estabelecer repasses até cinco vezes maiores que os da tabela SUS federal – até agora, já foram mais de R$ 6,7 bilhões já repassados.

A iniciativa tem garantido fôlego financeiro a cerca de 900 hospitais filantrópicos e municipais, Santas Casas e prestadores de serviços, responsáveis por 50% de todo o atendimento hospitalar público realizado em São Paulo.

A iniciativa já fez com que o número de cirurgias de alta complexidade crescesse 36,4% em comparação a 2022; procedimentos oftalmológicos aumentaram 40%; cirurgias de mama, 30%; e oncológicas, 25%. Desde o início da atual gestão, mais de 2,2 milhões de cirurgias eletivas foram realizadas, sendo 1,2 milhão apenas em 2024 — quase o dobro da média histórica.

Além disso, nos últimos dois anos e meio, o Estado entregou mais de 6,5 mil leitos, entre novos e reativados, distribuídos por todas as regiões. Esse reforço tem ajudado a reduzir deslocamentos de pacientes e o tempo de espera por internações, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.

Outro destaque é o Programa Saúde Digital Paulista, que foi lançado em 2024 e tem transformado o cuidado à população ao integrar tecnologia aos serviços de saúde.

Com atendimentos por telemedicina em todos os níveis — da atenção primária à alta complexidade —, o programa já realizou mais de 80 mil teleatendimentos e promove a integração de dados, o monitoramento em tempo real e a capacitação de profissionais.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo de São Paulo.