Com medicina de precisão, terapias inovadoras e decisão compartilhada, o cuidado com esse tipo de câncer mostra evoluções significativas
9 de agosto de 2025
Com 2,4 milhões de novos casos e 1,8 milhão de mortes por ano, o câncer de pulmão segue como um dos tipos mais letais no mundo. No Brasil, o cenário também é preocupante: em 2023, foram registrados cerca de 44 mil diagnósticos e mais de 38 mil óbitos.
Embora associada ao tabagismo, a doença também afeta pessoas que nunca fumaram. Isso torna ainda mais importante o entendimento dos seus diferentes tipos e subtipos. O mais comum é o câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), responsável por cerca de 85% dos casos.
Entre os pacientes com CPNPC, a presença de mutações genéticas específicas, como as do gene EGFR (Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico), pode mudar o rumo do tratamento. Um estudo com mais de 7,4 mil brasileiros mostrou que 24,2% apresentavam mutações nesse gene.
Com novas combinações e abordagens, o padrão de cuidado para esse tipo de paciente com mutação em EGFR vem evoluindo para ampliar as possibilidades de tratamento desde o início da jornada. “Hoje conseguimos identificar alterações moleculares e oferecer terapias com maior impacto. A medicina de precisão vem revolucionando a forma de tratar a doença”, afirma o oncologista clínico William Nassib William Junior.
Segundo especialistas, entender as características genéticas da doença, estimular conversas abertas e ouvir as necessidades individuais dos pacientes são passos essenciais para indicar a opção terapêutica mais adequada a cada caso. Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, destaca a importância da testagem e do acesso à informação de qualidade para a adesão do paciente ao tratamento. “Quando ele sabe o nome e o sobrenome do seu tipo de câncer, pode participar das decisões e se cuidar melhor”, defende.
O oncologista Dr. William William destaca que a evolução das terapias também tem transformado o cuidado com o câncer de pulmão, oferecendo abordagens eficazes e centradas no paciente: “Temos avançado no tratamento do câncer de pulmão com mutação em EGFR. Novas combinações vêm mostrando ganho importante de sobrevida, com chance de ampliar o tempo de vida do paciente”.
Mais momentos para viver
A Johnson & Johnson tem atuado de forma estratégica no desenvolvimento de soluções que combinam inovação científica e foco no paciente. Durante o Agosto Branco, ação nacional de conscientização sobre o câncer de pulmão, a companhia reforça seu compromisso com a oncologia por meio da campanha Mais Momentos para Viver.
No episódio de estreia da série, os amigos Mara e Gaspar compartilham uma conversa emocionante sobre a experiência com o câncer de pulmão e os impactos do diagnóstico na vida cotidiana.
Na foto: Luciana Holtz, presidente do Oncoguia, o médico William William, líder nacional de oncologia torácica, e a paciente oncológica Mara Lúcia Rafaeli
Este material é produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado por Johnson & Johnson.
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
4 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO