Principal tumor que acomete mulheres caminha para se tornar cada vez mais controlável, com taxas de cura que podem ultrapassar 90% quando diagnosticado precocemente
6 de fevereiro de 2025
O diagnóstico precoce tem se mostrado uma das principais armas contra o câncer de mama. A mortalidade foi reduzida em 20% após a introdução da mamografia de rastreamento, na década de 80, e, atualmente, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres a partir dos 40 anos realizem mamografia anualmente.
Além disso, também se recomenda fazer ultrassonografia das mamas e exame clínico. No caso de histórico familiar, a recomendação é iniciar o rastreamento 10 anos antes da idade em que o parente mais jovem foi diagnosticado.
A doença caminha para se tornar cada vez mais controlável, graças aos avanços científicos, aos novos protocolos de tratamento e ao maior volume de informações sobre o assunto – fazendo com que as taxas de cura possam ultrapassar 90%, quando há um diagnostico precoce.
“Saúde é o nosso maior capital. Por isso, é preciso fazer com que todo conhecimento, hoje circunscrito ao universo médico, científico e acadêmico, se transforme em ferramenta de prevenção e cura”, conta Julia Presotto, idealizadora do MAMA, uma plataforma de comunicação que conecta conhecimentos multidisciplinares e experiências para a prevenção do câncer de mama.
Atualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o principal tumor que acomete mulheres no Brasil e no mundo, e o País deve registrar cerca de 74 mil novos casos entre 2023 e 2025.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO