Especialista destaca que a complexidade tributária no Brasil leva empresas a pagarem além do necessário e reforça a importância de planejamento estratégico para reduzir custos
19 de março de 2025
O advogado tributarista Eliézer Marins (foto), CEO da Marins Consultoria Tributária, especializada em planejamento tributário e redução de impostos, diz que “95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam”.
Isso porque, segundo ele, “há muitos detalhes que estão ‘escondidos’ na legislação e só são identificados por profissionais especializados”, já que “os gestores das empresas não conseguem acompanhar tanta complexidade e perderiam muita energia tentando fazer isso”.
A complexidade desse processo é agravada pelas mudanças constantes que ocorrem na legislação. Para se ter uma ideia, nada menos que 46 novas normas tributárias são criadas no País, em média, a cada dia útil, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Como exemplo do trabalho realizado pela consultoria, uma das mais conhecidas e respeitadas no segmento tributário, temos o fato de uma grande rede de fastfood ter descoberto que o imposto que pagava sobre a casquinha de sorvete seria reduzido pela metade se a classificação utilizada para o produto passasse a ser “sobremesa”, em vez de “sorvete”.
Já uma fabricante de eletrodomésticos pagava imposto além do necessário porque enquadrava as geladeiras comuns na mesma faixa de imposto dos modelos com torneira na porta, que têm alíquota mais alta.
De acordo com a experiência neste setor, é como se, a cada 20 empresas que buscam assessoria especializada para lidar com temas de tributação, 19 descobrissem que é possível diminuir os valores que estão pagando em impostos.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Marins Consultoria Tributária.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO