Cofundador e CCO da Asia
20 de agosto de 2024
O propósito de marca é um elemento fundamental na construção de uma identidade empresarial sólida e relevante no cenário atual. Compreender como as marcas se conectam com seu propósito e o universo tecnológico é essencial para se manterem relevantes e competitivas. Nesta nova série de entrevistas, o Estadão Blue Studio reuniu uma seleção exclusiva de executivos do mercado para compartilharem suas perspectivas sobre como as marcas estão alinhando seu propósito com as demandas e oportunidades oferecidas. Prepare-se para mergulhar em insights valiosos. #aproveiteoconteúdo
Eu acho que o propósito é fundamental. Propósito é o que une as pessoas em um único objetivo, é o que faz você levantar da cama e saber o que você vai fazer e qual é o seu objetivo final. E isso também diferencia o valor da sua empresa, diferencia o porquê você se coloca no mercado e qual o grande diferencial que você pode entregar. Eu acredito muito em propósito. Na Asia, a gente trata isso com muito profissionalismo e com a importância que o assunto merece. Todo colaborador que entra aqui tem que entender o propósito da empresa e eu acho que, de novo, essa é a grande cola que une as pessoas.
Eu acho que toda marca, todo serviço, tudo tem um propósito. Não necessariamente ele é tão claro e não necessariamente a marca consegue também falar sobre isso com as pessoas. Mas, sem dúvida nenhuma, as coisas sempre têm um objetivo final – elas estão lá em prol de alguma coisa. Então existe, sim, propósito em tudo, mas não necessariamente eles estão evidentes. E esse é um dos grandes trabalhos que uma agência ou uma consultoria de comunicação consegue oferecer para as marcas. É dar essa simplicidade, essa clareza e mostrar como isso ajuda a conectar pessoas. Porque ele cria um grande ímã que faz entender o porquê aquela marca faz parte do seu mundo ou não.
Uma companhia precisa entender o papel dela na indústria, no mundo e na vida das pessoas. Uma vez tendo esse norte, você consegue estabelecer um propósito porque esse é o motivo de ela existir. A marca está lá em prol de quê? Qual é o impacto que ela vai ter na vida das pessoas? Qual é o impacto que ela vai ter na sociedade e na indústria que ela faz parte? Tudo isso ajuda a alinhar com o propósito e a trazer essa clareza. O público gosta de se conectar com pessoas e com marcas que pensam igual ou que tenham um objetivo igual ao seu. Entender e difundir o seu propósito ajuda a companhia a ter uma cultura muito forte e uma ligação mais genuína com quem a consome.
Penso que não ter um propósito dificulta mais, sim, mas, dependendo do serviço, dependendo da indústria, não necessariamente ele é fundamental externamente. Mas internamente eu acho que é fundamental e que isso ajuda a colocar os seus colaboradores alinhados com aquele objetivo. Isso é, sem dúvida, uma grande vantagem para uma empresa.
Tornar público um propósito só deixa a empresa cada vez mais forte e cria conexão com pessoas que se identificam com aqueles valores.
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A Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
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