Seja por competitividade ou por impulso da indústria, negócios independentes, normalmente familiares, precisam se aproximar de tecnologia para melhorar eficiência e gestão
8 de agosto de 2024
Uma pesquisa recente realizada pela Shopper Experience e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que 60% das pessoas fazem parte de suas compras em “estabelecimentos de bairro”.
Atualmente, estes mercados de baixo, que durante um bom tempo reinaram sozinhos na vizinhança, hoje vivem parte de uma grande competição no universo das compras por proximidade, já que grandes redes varejistas, grupos de conveniência, indústrias e aplicativos de entrega estão disputando espaço nesse setor.
Samuel Carvalho (foto), diretor de Postos e Conveniência na Linx, empresa do grupo Stone, diz que a vida moderna hoje favorece um consumo mais rápido e mais picado, diferente da compra de mês nos tempos de inflação alta. “Hoje, o consumidor olha o que tá faltando, vai lá e compra.”
Ele também afirma que a competitividade explodiu nos tempos da pandemia, com o surgimento de novos hábitos. “O que é interessante é que essa competitividade fez os mercadinhos se mexerem, passando a trocar luz, cuidar dos produtos e até atacar operações diferentes. É um jogo em que os vencedores não estão definidos e tem espaço para todos. Mas o segredo pro dono de mercadinho de bairro ser competitivo passa por fazer uma gestão mais eficiente – e é a tecnologia que habilita isso.”
Já Valéria Rodrigues, CEO da Shopper Experience, cita o Pão de Açúcar Minuto e o Carrefour Express como exemplos de mercados de proximidade abertos pelas grandes redes varejistas. “A experiência de compra muda com as diferenças da economia, mas também nas oportunidades que temos em termos de canais.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO