vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil
6 de junho de 2024
O propósito de marca é um elemento fundamental na construção de uma identidade empresarial sólida e relevante no cenário atual. Compreender como as marcas se conectam com seu propósito e o universo tecnológico é essencial para se manterem relevantes e competitivas. Nesta nova série de entrevistas, o Estadão Blue Studio reuniu uma seleção exclusiva de executivos do mercado para compartilharem suas perspectivas sobre como as marcas estão alinhando seu propósito com as demandas e oportunidades oferecidas. Prepare-se para mergulhar em insights valiosos. #aproveiteoconteúdo
Vivemos em uma sociedade plural em que todos partem de lugares e trajetórias diferentes. Ter um propósito que reflete o compromisso com os valores e se conectam à cultura da empresa e às expectativas dos consumidores aumentam as chances de conexões reais entre o público e as marcas. Ter um propósito é fundamental para qualquer marca que queira se conectar com os seus consumidores, colaboradores e parceiros de forma autêntica e relevante. O propósito é o que define a razão de existir de uma empresa, o seu papel na sociedade e o seu impacto no mundo. Não é uma moda passageira, nem um detalhe secundário. É a essência da identidade de uma marca.
Toda marca deveria ter um propósito, mas nem todas têm. Algumas marcas se limitam a oferecer produtos ou serviços sem se preocupar em criar um vínculo emocional com o seu público, ou em contribuir para uma causa maior do que o seu lucro. Aqui na Visa, nosso propósito é elevar a todos, em todos os lugares, sendo a melhor forma de pagar e receber. Uma iniciativa que está diretamente atrelada a esse propósito é o Visa Causas, que tenho a oportunidade de liderar. Por meio dele, o consumidor ao usar o cartão Visa escolhe uma causa ou uma instituição para a qual deseja direcionar uma doação que será realizada pela Visa, o que coloca o consumidor no controle das nossas ações.
Uma companhia descobre o seu propósito a partir de uma reflexão profunda sobre o seu histórico, os seus valores, a sua visão de futuro e o seu legado. É preciso entender qual é o diferencial da empresa, o que ela faz de melhor, como ela quer ser reconhecida e o que ela pode oferecer de valor para a sociedade. Depois de definir o seu propósito, a companhia precisa difundi-lo interna e externamente, por meio de uma comunicação clara, consistente e coerente. O propósito deve estar presente em todas as ações, decisões e interações da empresa, desde o seu posicionamento de marca até o seu relacionamento com os stakeholders. A aceitação universal para todos, em todos os lugares, não é apenas nossa promessa da marca Visa, mas é a base da nossa cultura organizacional. Valorizamos as diferentes perspectivas, experiências e habilidades de cada funcionário, e como podemos contribuir positivamente para cada pequeno passo em direção à melhor versão de cada um. Isso não apenas cria um ambiente inclusivo, mas também impulsiona o sucesso dos nossos negócios. Quando todos se sentem à vontade para contribuir com o seu melhor, todos ganhamos.
De certa forma, sim, pois está deixando de se diferenciar no mercado e de criar uma conexão emocional com os seus públicos. O propósito é um fator de decisão cada vez mais importante para os consumidores, que buscam marcas que compartilhem dos seus valores e ideais. Além disso, o propósito também é um elemento de motivação e retenção para os colaboradores, que se sentem mais engajados e satisfeitos quando trabalham para uma empresa que tem um sentido maior. Hoje o Marketing tem como papel acompanhar as mudanças e tendências de seus públicos de interesse, e nós enquanto consumidores somos movidos pelo propósito. Quando nós, enquanto marca Visa, acompanhamos cada pequeno passo na jornada dos nossos consumidores, conseguimos trabalhar de forma conjunta com todas as áreas da companhia em prol do sucesso do nosso negócio.
Uma empresa que torna público o seu propósito se torna mais forte, pois demonstra transparência, confiança e compromisso com a sua missão. Ao comunicar o seu propósito, a empresa cria uma expectativa positiva em relação à sua atuação e à sua responsabilidade social. Isso gera credibilidade, reputação e preferência entre os seus públicos. No entanto, é preciso que a empresa seja coerente entre o que diz e o que faz, pois caso contrário, pode sofrer críticas, desconfiança e rejeição.
As pessoas buscam se engajar com marcas que tenham aderência aos seus valores, e a entrega desse valor está atrelada à participação das empresas na transformação da nossa sociedade. Especialmente para a Geração Z, percebo o quanto essa expectativa por um posicionamento está diretamente atrelada às suas escolhas de consumo. As empresas que conseguem comunicar seu propósito de forma clara fortalecem a imagem da marca, e contribuem para escrever esse legado de impacto e responsabilidade social para seus consumidores.
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A Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
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