Os “shoppings do futuro” já existem

Entenda como o setor de varejo vem ganhando espaço com ambientes cada vez mais sustentáveis, tecnológicos e que impactam positivamente os seus entornos

15 de junho de 2024

Os “shoppings do futuro” já existem

O ParkJacarepaguá, da Multiplan, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o ParkShopping, em Brasília, outra “joia” da empresa, são alguns dos exemplos de “shoppings do futuro”, ou seja, que, além de abrigarem lojas comerciais e serviços, também contam com opções como painéis solares, estações de tratamento de efluentes, iluminação natural e hortas para reaproveitamento de resíduos.

Inaugurado em 2021, o ParkJacarepaguá recebeu, recentemente, o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) por sua construção sustentável. Isso porque o teto do empreendimento é equipado com mais de 3 mil placas solares, com capacidade de gerar o equivalente ao consumo de energia elétrica de 640 residências por ano.

Já o ParkShopping foi reconhecido, este ano, pelo prêmio “Guardião da Água”, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do shopping trata 100% dos efluentes, evitando que os resíduos cheguem ao sistema de esgoto da cidade.

Vale lembrar que, atualmente, 100% da energia dos 20 shoppings do grupo é proveniente de fontes renováveis. Além disso, todos fazem a gestão adequada dos resíduos sólidos, enquanto 65% possuem algum sistema de captação de água.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Multiplan.