Lucro anual do setor cresceu 11% desde 2014 e chegou a R$ 210 bilhões no ano passado
10 de abril de 2024
O setor bancário brasileiro continua sendo dominado pelos grandes nomes tradicionais, com os seis maiores bancos respondendo por 75% do total de lucros em 2022, de acordo com o Bank of America. No entanto, as fintechs e bancos digitais estão começando a ganhar terreno, à medida que muitos deles alcançam o equilíbrio financeiro, evidenciando uma mudança no cenário. No primeiro semestre de 2023, o Itaú Unibanco e o Banco do Brasil lideraram em participação nos lucros, enquanto novos players como o Nubank e o BTG Pactual começaram a se destacar, abocanhando parcelas significativas.
Apesar da predominância dos grandes bancos, os dados do Banco Central mostram uma redução na participação dos bancos públicos no mercado de crédito, caindo para 43% no final de 2023, após um pico de 57% em 2015. Essa queda é atribuída à migração de operações para o mercado de capitais e à ascensão das fintechs. Enquanto isso, a participação do crédito na economia permaneceu estagnada em 53%, com uma queda no crédito para empresas e um aumento nas linhas de crédito para pessoas físicas, impulsionadas pelo crescimento das fintechs.
Essa transformação no setor bancário reflete uma mudança gradual no panorama financeiro do país, onde os novos players estão desafiando a hegemonia dos grandes bancos tradicionais, impulsionando uma maior diversificação e competição no mercado de serviços financeiros.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e sintetizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO