#insights: A inteligência artificial e o alarme de incêndio em Austin.

Por Aaron Sutton, ECD Africa Creative

22 de março de 2024

#insights: A inteligência artificial e o alarme de incêndio em Austin.

Esta foi a minha terceira vez no SXSW. Achei que depois de duas experiências, já conseguiria me virar bem na cidade e resolvi ficar num Airbnb em vez de um hotel.

O apartamento é ótimo. Tudo novinho, limpo e não muito distante do festival.

Os dois primeiros dias foram tranquilos, sem barulho, sem problemas no chuveiro ou qualquer  dos pequenos perrengues que costumam acontecer em apartamentos alugados.

Até que ontem,  por volta das 18 horas,  o alarme de incêndio dispara,

A primeira reação foi ver se algum eletrodoméstico estava com um fio queimado ou coisa do gênero.

Na sequência , saí para o corredor aonde existem vários apartamentos como o meu e não tinha ninguém de pijama desesperado.

Ou pior: não tinha ninguém no corredor.

O barulho do alarme não parava.

Mandei mensagem para o proprietário , mas recebi uma resposta burocrática, do tipo ‘não se preocupe, estamos verificando e entraremos em contato”.

O barulho continuava sem parar.

Voltei pro corredor e vi um casal saindo com seu cachorrinho pra passear, dando risada.

Levou mais ou menos uns 15 minutos, até que parou. 

Não apareceu nenhum bombeiro ou ambulância. 

O alarme sumiu do mesmo jeito que disparou. Nenhum cheiro de queimado ou sinal de fumaça.

Aí fiquei pensando como se tem se falado em IA este ano em Austin.

Se nos anos anteriores se falou muito, este ano se falou o dobro disso.

E claramente existem duas vertentes. A linha dos que dizem que  a IA foi fazer tudo , mas “vai ser legal e ninguém precisa se preocupar” e a linha dos que dizem que a IA vai fazer quase tudo e ainda seremos necessários mas “também não precisamos nos preocupar.”

Na linha da IA que faz tudo, valeu assistir a Lisa Su, CEO da AMD, uma das maiores empresas de microprocessadores do mundo falando que é a nova revolução industrial.

Na linha do “quase tudo”,  foi bacana ver o Chief Strategy Officer da TBWA de Instanbul , Toygan Yilmazer, mostrando que a publicidade é essencialmente um fenômeno  cultural e a cultura se transforma de maneira inesperada e imprevisível. 

E neste ponto, fica difícil adivinhar se daqui a 10 anos vai surgir um novo KPOP ou um meme tipo calabrezo do Toninho Tornado.

A verdade é que o alarme de incêndio disparou. Ninguém sabe de onde vem o fogo. 

Não tem cheiro de fumaça. Não apareceu nenhum carro de bombeiro. E incrivelmente todos estão calmos.

A outra verdade é que ela está muito mais presente do que imaginamos nas nossas vidas como disse a Lisa Su e daqui há alguns anos, usar a IA vai ser tão intuitivo como abrir um app pela primeira vez.

O que preocupa é que não dá nem pra dizer que “ quando há fumaça há fogo”, porque ninguém ainda descobriu de onde vem a fumaça.

________

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Estadão Blue Studio #insights é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.