Plataformas digitais reduziram barreira de entrada, mas aumentaram concorrência para artistas serem ouvidos
31 de agosto de 2023
Globalmente, o faturamento da música digital atinge US$ 17,5 bilhões por ano, segundo dados referentes ao ano de 2022 emitidos pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), em um crescimento de 11,5% para a temporada anterior.
Ao todo, receitas com assinaturas de serviços de streaming e publicidade exibida antes ou depois da reprodução das canções somam 67% de todo o faturamento da indústria da música.
Aqui no Brasil, essa fatia é ainda maior: o streaming responde por 86% do faturamento do setor, com movimento de R$ 2,2 bilhões em 2022, segundo dados da Pró-Música Brasil, entidade que representa as principais empresas atuantes no mercado fonográfico do País.
Mais do que apenas diminuir a barreira de entrada para artistas, a música digital também trouxe à tona novos formatos de negócio. Se, antigamente, um cantor ou banda deveria assinar com uma gravadora ou tomar o difícil caminho da independência, hoje em dia há uma multiplicidade de formatos e parcerias, com empresas que cuidam de diferentes tarefas: é possível assinar com uma distribuidora, uma companhia que oferece serviços a artistas, uma gravadora independente ou mesmo uma companhia major.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Pro-Música Brasil.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO