Com patrocínio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Estadão Blue Studio realizou o evento online “Dois Anos de Open Finance e o que Vem pela Frente” no dia 14 de fevereiro, para falar sobre as conquistas e os desafios dessa nova tecnologia financeira. O bate-papo reuniu especialistas para discutir as conquistas do Open Finance, […]
15 de fevereiro de 2023
Com patrocínio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Estadão Blue Studio realizou o evento online “Dois Anos de Open Finance e o que Vem pela Frente” no dia 14 de fevereiro, para falar sobre as conquistas e os desafios dessa nova tecnologia financeira.
O bate-papo reuniu especialistas para discutir as conquistas do Open Finance, que revolucionou a estratégia digital e comercial das instituições financeiras no Brasil. Com a tecnologia, o engajamento dos bancos na oferta de produtos mais personalizados e taxas mais atraentes tem ocorrido de forma mais ágil e segura aos clientes.
O debate abordou ainda novos investimentos no setor para oferecer mais facilidades e benefícios à sociedade.
Ivo Mósca, executivo de Relações & Inovações Regulatórias do Itaú, conta que a empresa foi buscar a experiência nos precursores, no Reino Unido, e tentou internalizar o que eles haviam produzido por lá. “A gente teve uma série de desafios, sobre como traduzir tudo aquilo que eles fizeram, mas com as características do Brasil. Então, o primeiro desafio foi trazer toda essa especificação, essa amplitude de escopo, dentro de um cronograma tão apertado.”
E completa citando o sucesso no uso da tecnologia. “E uma vez que a gente passou por isso, começou a enxergar um público completamente mais ávido por participar do Open Finance, até mais do que a gente viu em UK. Hoje, não são mais 17 milhões de consentimentos, já são 22 milhões, a gente está crescendo em velocidade exponencial, já são mais de 15 milhões de clientes únicos participando.”
Já Leandro Vilain, diretor-executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban, destaca o alto investimento em tecnologia no setor. “O sistema bancário brasileiro ele está muito à frente de outros países. O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a colocar o chip em funcionamento, a gente tem o uso de biometria, todas as nossas operações usam torre para transação, estamos falando de Open Finance, de pagamentos instantâneos. Os volumes de transação são brutais. Nós estamos falando de Open Banking na casa de 1,6, e 1,7 bilhões de conexões por mês, então os investimentos do setor bancário em tecnologia sempre estiveram muito fortes.”
Clique aqui para assistir à íntegra do evento.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO