O autismo, tecnicamente conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), apresenta diversas particularidades, com características distintas em cada pessoa. Por isso, apesar do diagnóstico ser clínico, médicos e familiares reconhecem a importância do mapeamento genético especializado para auxiliar nas condutas terapêuticas. A necessidade de se deslocar até o laboratório em São Paulo, porém, transformou-se […]
29 de dezembro de 2022
O autismo, tecnicamente conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), apresenta diversas particularidades, com características distintas em cada pessoa. Por isso, apesar do diagnóstico ser clínico, médicos e familiares reconhecem a importância do mapeamento genético especializado para auxiliar nas condutas terapêuticas.
A necessidade de se deslocar até o laboratório em São Paulo, porém, transformou-se em uma barreira para moradores de diferentes regiões do Brasil e, também, do mundo. Além do custo do deslocamento, a viagem é um desafio em muitos casos, por conta da alteração da rotina do paciente autista.
O avanço da ciência, porém, eliminou mais essa barreira, porque agora o mapeamento genético especializado em autismo pode ser realizado a distância, em casa.
Ao contratar o exame desejado, a pessoa recebe um kit para coletar a amostra de saliva em casa. Na sequência, é só encaminhar o material genético pelo correio para o laboratório.
“Usar um método não invasivo, como a coleta de saliva, e não precisar ir a São Paulo para fazer o exame são grandes benefícios para autistas de um modo geral”, destaca Alysson Muotri, neurocientista brasileiro, professor da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) e cofundador da Tismoo Biotech.
Clique aqui para ler a reportagem completa produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Tismoo Biotech.
11 de dezembro de 2025
Com tecnologia e inovação, Afya forma médicos para liderar a transformação da saúde
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO