O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do planeta e segundo maior exportador. Sua produção total de alimentos supre as necessidades de 800 milhões de pessoas no mundo, quase quatro vezes a população brasileira. Nos últimos dez anos, a participação do País no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para […]
16 de junho de 2022
O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do planeta e segundo maior exportador. Sua produção total de alimentos supre as necessidades de 800 milhões de pessoas no mundo, quase quatro vezes a população brasileira. Nos últimos dez anos, a participação do País no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A necessidade cada vez maior do aumento da produção do agronegócio brasileiro leva a um aparente conflito. Até que ponto será preciso destruir florestas para plantar grãos ou criar gado? Biomas como a Amazônia e o Cerrado, as pesquisas científicas atestam, valem mais em pé, no âmbito dos conceitos modernos da bioeconomia.
“O Brasil tem todas as condições de continuar sendo uma das locomotivas alimentares do planeta sem desmatar mais um metro quadrado sequer”, diz o mexicano Rafael Zavala, representante no País da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). “Esse é o grande desafio brasileiro, porque, diferentemente de outras locomotivas alimentares, como Estados Unidos, Canadá e Argentina, a locomotiva brasileira fica muito próxima do coração da biodiversidade planetária.”
O Estadão Blue Studio preparou uma reportagem completa sobre o assunto, publicada no site do Estadão. Clique aqui para ler a matéria.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO