Com IA e novas economias, futuro do trabalho exige formação contínua e foco em soft skills
6 de maio de 2025
A tecnologia é o motor principal da transformação do ensino, trazendo impactos transversais a todas as profissões. É o que diz na Luiza Kuller, coordenadora de Educação e Inovação Educacional do Senac São Paulo.
Ela também ressalta que fenômenos emergentes na sociedade, como economia verde (relacionada à sustentabilidade) e economia criativa (atividades baseadas em inovação e conhecimento), influenciam o aumento da demanda sobre certas áreas de trabalho.
Dados globais divulgados pelo LinkedIn mostram que a expectativa é de que a lista das principais habilidades esperadas dos profissionais será alterada em pelo menos 65% até o final da década.
“Isso mostra que o futuro do trabalho será cada vez mais baseado em competências, e não apenas em formações tradicionais ou certificações formais”, analisa Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina.
O executivo também ressalta que os alunos devem ser preparados para esse novo cenário conseguindo navegar bem entre o lado técnico e o lado humano do trabalho. “É essencial que os currículos passem a incluir, desde cedo, temas como inteligência artificial, ciência de dados, pensamento computacional e ética digital.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
Equilíbrio pessoal fortalece a vida profissionalHobbies, esporte e meditação ajudam a desenvolver soft skills e melhoram o rendimento no trabalho.
IA exige qualificação em todas as gerações profissionaisAdaptação à inteligência artificial impulsiona integração de jovens e veteranos no mercado de trabalho.
11 de dezembro de 2025
Com tecnologia e inovação, Afya forma médicos para liderar a transformação da saúde
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO