Poder público não vai enfrentar sozinho a emergência climática
30 de novembro de 2025
O compromisso ambiental da Danone, gigante do setor de bebidas e alimentos, existe desde a fundação. É o que garante Camilo Wittica, VP de Assuntos Institucionais da Danone.
“É comum ouvir discussões sobre se as empresas realmente acreditam na questão ambiental ou se é apenas greenwashing. No caso da Danone, é um compromisso que faz parte do nosso DNA”, diz. “Desde os fundadores, sempre pensamos no aspecto social e na responsabilidade de contribuir com o meio no qual estamos inseridos.”
Durante a COP-30, em Belém, um dos pontos de comum acordo entre os participantes é que as empresas definitivamente assumiram seus papéis de executoras das estratégias que precisam ser implementadas para que o mundo enfrente o aquecimento global.
“O setor privado tem um papel decisivo no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma Wittica. “O governo cria políticas públicas, mas quem executa na ponta somos nós, as empresas. Não existe descarbonização real sem que o setor privado crie ferramentas, implemente soluções e lidere a inovação.”
O grupo, que conta com mais de 90 mil colaboradores e marca presença em mais de 120 mercados, registrou R$ 27,4 bilhões em vendas no ano passado, segundo o executivo.
Outros números foram apresentados pela Danone em Belém, como o fato de que o leite da empresa gera 1,24 do fator de emissão de CO2 – em contraponto com a média regional de 2,87 na América do Sul, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) –, resultado direto das práticas adotadas nas fazendas.
Além disso, houve um crescimento de 18% de produtividade por animal (litros/animal/dia) na produção diária das fazendas. O impacto na estrutura financeira é amplo: desde 2020, houve aumento da margem de uma média de 20% para uma média de 30%.
A eficiência operacional permitiu quase triplicar a remuneração do capital com terra — indicador decisivo para garantir resiliência e sucessão familiar no campo.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Danone.
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