Poder público não vai enfrentar sozinho a emergência climática
30 de novembro de 2025
O compromisso ambiental da Danone, gigante do setor de bebidas e alimentos, existe desde a fundação. É o que garante Camilo Wittica, VP de Assuntos Institucionais da Danone.
“É comum ouvir discussões sobre se as empresas realmente acreditam na questão ambiental ou se é apenas greenwashing. No caso da Danone, é um compromisso que faz parte do nosso DNA”, diz. “Desde os fundadores, sempre pensamos no aspecto social e na responsabilidade de contribuir com o meio no qual estamos inseridos.”
Durante a COP-30, em Belém, um dos pontos de comum acordo entre os participantes é que as empresas definitivamente assumiram seus papéis de executoras das estratégias que precisam ser implementadas para que o mundo enfrente o aquecimento global.
“O setor privado tem um papel decisivo no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma Wittica. “O governo cria políticas públicas, mas quem executa na ponta somos nós, as empresas. Não existe descarbonização real sem que o setor privado crie ferramentas, implemente soluções e lidere a inovação.”
O grupo, que conta com mais de 90 mil colaboradores e marca presença em mais de 120 mercados, registrou R$ 27,4 bilhões em vendas no ano passado, segundo o executivo.
Outros números foram apresentados pela Danone em Belém, como o fato de que o leite da empresa gera 1,24 do fator de emissão de CO2 – em contraponto com a média regional de 2,87 na América do Sul, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) –, resultado direto das práticas adotadas nas fazendas.
Além disso, houve um crescimento de 18% de produtividade por animal (litros/animal/dia) na produção diária das fazendas. O impacto na estrutura financeira é amplo: desde 2020, houve aumento da margem de uma média de 20% para uma média de 30%.
A eficiência operacional permitiu quase triplicar a remuneração do capital com terra — indicador decisivo para garantir resiliência e sucessão familiar no campo.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Danone.
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
Setor privado como força motriz
Ninguém vai enfrentar a crise climática sozinho’, diz diretora da Unilever
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO