Programa amplia acesso a cuidados rurais, reforçando prevenção e diagnóstico precoce em regiões afastadas
17 de maio de 2025
O Programa Saúde no Campo teve seu lançamento realizado durante o evento Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical, em São Paulo, na última terça-feira (6).
Apresentada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a iniciativa busca levar assistência e promoção da saúde a produtores rurais e suas famílias, combinando três eixos principais: visitas domiciliares, teleconsultas e ações educativas.
As equipes realizam visitas periódicas às propriedades e são compostas por enfermeiros e técnicos de saúde rural. O objetivo é orientar as famílias sobre prevenção de doenças, diagnóstico precoce e cuidados básicos.
“O Brasil possui um sistema público de saúde que presta serviços relevantes, mas que, infelizmente, não consegue chegar a todas as pessoas, especialmente aquelas que vivem em áreas rurais”, afirmou Renilson Rehem de Souza (foto), diretor de Saúde e Promoção Social do Senar, durante o lançamento. “Nosso programa vem para complementar essa assistência, garantindo ações preventivas e educativas para quem mais precisa.”
O programa Saúde no Campo já está em execução em 11 Estados: Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
Mais de mil pessoas foram atendidas durante a primeira fase da iniciativa, realizada em três Estados-piloto, em outubro de 2024. Na segunda fase, em março deste ano, o programa foi expandido para mais oito Estados, com previsão de novas ampliações no segundo semestre.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senar.
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
4 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO