Estudo Ipsos-Ipec revela que população internauta brasileira valoriza o investimento na criação de novos medicamentos
12 de agosto de 2025
Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos-Ipec, encomendado pela Interfarma, entidade que representa 41 farmacêuticas responsáveis por trazer inovação científica ao sistema de saúde brasileiro, mostra que 73% dos internautas consideram a saúde como a principal área que deve ser priorizada pela inovação.
“O brasileiro entende que a inovação é o que muda o curso das doenças e traz soluções antes inexistentes”, afirma Renato Porto, presidente executivo da Interfarma.
O dado em relação à saúde supera com folga os porcentuais atribuídos à educação (52%) e à segurança (51%), revelando uma percepção cada vez mais clara do valor da ciência e da tecnologia para o bem-estar da população.
Isso se deve por fatores como os avanços científicos, que permitiram o surgimento de tratamentos mais eficazes para diversas doenças, e pela pandemia, que escancarou a importância da pesquisa clínica no enfrentamento de emergências sanitárias.
Ainda segundo o estudo, 83% dos entrevistados acreditam que o investimento no desenvolvimento de novos medicamentos contribui para o crescimento do País. Porém, na prática, trata-se de um processo longo e complexo.
“O desenvolvimento de um único medicamento pode levar até 15 anos e consumir mais de US$ 2,5 bilhões, considerando que, em média, apenas uma entre 10 mil moléculas chega à fase final”, explica Porto.
O presidente executivo da Interfarma também projeta, para os próximos anos, um ambiente regulatório mais ágil, técnico e baseado em evidências. “Precisamos tomar decisões com base em dados, e não travar a inovação. Cada atraso é um paciente que deixa de ser tratado com o melhor que a ciência tem a oferecer.”Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Interfarma.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO