Estadão Blue Studio - Protagonismo docente e futuro da aprendizagem marcam congresso do Sesi-SP

Protagonismo docente e futuro da aprendizagem marcam congresso do Sesi-SP

Evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior em debates sobre inteligência artificial, neurociência e novas práticas pedagógicas

19 de maio de 2026

Protagonismo docente e futuro da aprendizagem marcam congresso do Sesi-SP

O IV Congresso Interna­cional de Educação Sesi-SP, realizado nos dias 11 e 12 de maio, em São Paulo, discutiu os desa­fios do ensino diante das mudan­ças tecnológicas, sociais e culturais que já impactam as salas de aula.

Promovido pela Faculdade Sesi de Educação e pelo Sesi-SP, o encontro reuniu pesquisadores, gestores, pro­fessores e estudantes para falar sobre temas como inteligência artificial, aprendizagem ativa, avaliação educacional e os impactos das tecnologias digitais no ambiente escolar.

O evento teve como tema “Educação que transforma” e combinou conferências internacionais, painéis e sessões temáticas voltadas a inovação pedagógica, preparação de professores, neurociência e protagonismo estudantil.

A abertura do congresso ficou a cargo do futurista Peter Bishop, referência internacional em estudos sobre tendências e planejamento estratégico.

Em sua conferência, ele defendeu que a formação de estudantes precisa desenvolver pensamento crítico, capacidade de adaptação e leitura das transformações sociais. “Não basta transformar o mundo por meio da educação. Precisamos transformar a própria educação”, afirmou.

Outro destaque da programação foi a participação de duas pesqui­sadoras, a belga Veerle Ponnet e a bra­sileira Ana Luiza Neiva Amaral, que dividiram discussões sobre neurociência aplicada ao ensino e à preparação de educadores.

Na conferência, foram abordados temas como atenção, memória, emoções e metodologias ativas. “Todos os cérebros são únicos. O processo de aprendizado é aprimorado com os desafios, mas é preciso cuidado: se o desafio for muito grande, a gente acaba não enfrentando”, ressaltou Veerle.

No segundo dia, os debates aprofundaram questões relacionadas a avaliação educacional, qualidade do ensino público e capacitação de professores.

Entre os destaques esteve a participação da educadora Maria Inês Fini, ex-presidente do Inep e uma das principais especialistas brasileiras em avaliação educacional.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sesi-SP.