Convidados falam sobre escolhas, caminhos e o futuro dos jovens no Brasil
31 de julho de 2025
Rita Carmona Leite, gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho, e João Lucas Oliveira Silva, ex-aluno do Sesi-SP e estudante da Universidade de Harvard, são os convidados do terceiro episódio da série “É sobre educação”, com produção do Estadão Blue Studio, em parceria com o Sesi-SP.
Com apresentação da jornalista Camila Silveira, o bate-papo fala sobre escolhas, caminhos e futuro dos jovens no Brasil.
Rita, por exemplo, traz um novo olhar para os jovens chamados atualmente de “nem-nem” – ou seja, aqueles que não estudam e nem trabalham. Para ela, “a juventude precisa de mais que vontade, precisa de condições”.
O estudante João, por sua vez, conta sobre sua trajetória como aluno do Sesi-SP e como a escola o incentivou a cultivar e desenvolver suas ideias. “Mais do que notas, encontrei espaço para desenvolver projetos com impacto real”, relata.
Em relação ao ensino técnico, Rita fala sobre a importância de aproximar o jovem do mercado de trabalho. “Eu acho que a gente tem um grande avanço, podendo ampliar a educação profissional para qualquer jovem que queira desenvolver. Antes, esse acesso era mais limitado, e agora, com o novo ensino médio e a educação profissional, a gente ganha aí uma abrangência bastante importante.”
Já João destaca a oferta do mercado de trabalho. “Querendo ou não, é quase uma graduação. Hoje, no mundo, a demanda de profissionais de ensino técnico é muito grande.”
Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra, produzido pelo Estadão Blue Studio, em parceria com o Sesi-SP.
11 de março de 2026
XP International e Kalshi anunciam Predictions Market no Brasil
10 de março de 2026
Prefeitura entrega 105 novas viaturas à GCM e reforça política permanente de renovação da frota
9 de março de 2026
Do diagnóstico ao cuidado: por que o acesso ainda é o maior desafio nas doenças raras no Brasil
3 de março de 2026
Rota Brasil <-> Mundo: Tirso Meirelles
26 de fevereiro de 2026
Trends: “A tecnologia, seja inteligência artificial ou robô, não vai substituir o médico”, diz Lício Cintra, CEO da Rede Américas
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO