Prefeitura entrega mais 120 ônibus elétricos e reforça compromisso com a sustentabilidade

Cidade amplia frota de transporte limpo e reduz emissão de poluentes e de ruído urbano

23 de setembro de 2025

Prefeitura entrega mais 120 ônibus elétricos e reforça compromisso com a sustentabilidade

Mais 120 ônibus elétricos passaram a integrar o sistema de transporte público da capital paulista. A entrega foi realizada nesta segunda-feira (22) pela Prefeitura de São Paulo, que reforça o compromisso com a mobilidade de baixa emissão de carbono e o combate às mudanças climáticas.

Com os novos veículos, a frota municipal passa a contar com 961 veículos não poluentes, sendo 760 movidos a bateria e 201 trólebus.

Agora, a capital deixa de emitir 10,4 mil toneladas de gás carbônico por ano, já que cada ônibus a diesel libera, em média, 87 toneladas anuais. Cada veículo elétrico também deixa de consumir 35 mil litros de diesel por ano, o que representa economia de combustível. O impacto ambiental é equivalente ao plantio de 6,4 mil árvores por ônibus.

Os veículos elétricos possuem ar-condicionado, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e Wi-Fi, além de serem totalmente silenciosos. Dez dos novos ônibus também contam com câmeras do programa Smart Sampa, elevando para 20 o total de veículos com o sistema de monitoramento.

O lote foi viabilizado com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Por meio da SMT e da SPTrans, a Prefeitura também deu início, neste mês, a um projeto inédito na cidade, com a autorização da instalação dos dois primeiros sistemas de armazenamento de energia BESS (Battery Energy Storage System) em garagens das zonas sul e oeste.

Com isso, as concessionárias terão maior capacidade para recarregar ônibus elétricos. Os equipamentos serão instalados em até 90 dias nas garagens da A2 e Auto Bless.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.