Com mais de 87 mil novos casos anuais de cânceres de mama, ovário e endométrio, Brasil implementa política nacional para humanizar atendimento e reduzir espera por tratamento
12 de fevereiro de 2025
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), e os cânceres de ovário e endométrio também apresentam taxas significativas.
Para lidar com a doença, os desafios ultrapassam as questões médicas, já que as pacientes enfrentam alterações significativas em sua autoimagem, especialmente em casos que envolvem mastectomia ou queda de cabelo durante a quimioterapia. Além disso, em algumas situações, o tratamento pode provocar alterações hormonais, algumas irreversíveis, com profundo impacto emocional.
A Política Nacional de Atenção Oncológica, prevista na Lei 14.758/23, conta com investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões nos próximos anos. O plano contempla a ampliação da rede de centros especializados em tratamento oncológico, a descentralização dos serviços e a modernização dos equipamentos.
Mas, além disso, há também o desenvolvimento de programas de suporte psicossocial às famílias e a implementação de sistemas integrados de informação para uma melhor gestão dos casos.
A ênfase na humanização do cuidado é um aspecto inovador da política, incluindo a criação de equipes especializadas no acompanhamento pós-tratamento, reconhecendo que o processo de recuperação de um paciente oncológico vai além da remissão da doença, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e de reabilitação.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
IA aplicada aos negócios: agora é pra valer
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
9 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO