Doença crônica afeta quase 25% da população1 adulta brasileira e está associada a diversas complicações de saúde
19 de novembro de 2024
A obesidade se destaca como um problema de proporções epidêmicas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o levantamento, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), da qual a obesidade faz parte, são responsáveis por 74% das mortes no Brasil.
Priscilla Olim Mattar (foto), endocrinologista e vice-presidente da Novo Nordisk Brasil, reforça que “trata-se de um distúrbio progressivo, recidivante e que precisa de um tratamento de longo prazo”.
A especialista também afirma que a obesidade não é simplesmente resultado da falta de força de vontade para emagrecer ou de hábitos alimentares inadequados. “É uma doença multifatorial, relacionada a diferentes aspectos.”
De acordo com dados da “Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel Brasil 2023), mais de 60% da população adulta brasileira está com sobrepeso, e quase 25% está com obesidade.
O desenvolvimento da doença pode estar ligado a fatores como predisposição genética, fatores ambientais, estilo de vida, desequilíbrios hormonais, uso de determinados medicamentos e condições psicológicas, como depressão e ansiedade.
Entre as complicações mais comuns associadas à obesidade estão o diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e problemas articulares.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Novo Nordisk.
18 de dezembro de 2025
Talks Estadão Mídia & Mkt encerra temporada dedicada à liderança feminina
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO