Varejo passa a casa do trilhão de reais; veja quais são as maiores empresas do setor no Brasil

Estudo da SBVC mostrou que 74% das varejistas têm mais da metade de mulheres na folha de pagamento

15 de agosto de 2023

Varejo passa a casa do trilhão de reais; veja quais são as maiores empresas do setor no Brasil

Em 2022, as 300 maiores empresas varejistas no Brasil alcançaram um marco histórico ao faturar R$ 1,046 trilhão, com um crescimento nominal de 19,9% em relação ao ano anterior, superando o desempenho geral do setor varejista, que teve um aumento nominal de 14,1%. Esses resultados foram divulgados no ranking das 300 principais empresas de varejo de produtos elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Embora o comércio eletrônico esteja em ascensão, houve um notável crescimento nas lojas físicas, com um acréscimo líquido de 7,3% na base de lojas das maiores companhias, com quase 70% delas expandindo sua presença física. Entre os líderes de faturamento, o Grupo Carrefour manteve a primeira posição, seguido pelo Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas. Mudanças notáveis ocorreram nas posições de sexta a décima, incluindo a ascensão do Grupo Mateus como estreante entre os dez maiores em faturamento.

Apesar de um cenário de pandemia e desafios, o varejo brasileiro demonstrou resiliência, registrando crescimento significativo em vendas e expansão de lojas físicas, além de destacar o papel crescente do comércio eletrônico no setor. Líderes familiares como Carrefour, Assaí e Magazine Luiza mantiveram posições de destaque, enquanto o Grupo Mateus emergiu como uma nova presença entre as principais empresas varejistas do país.

Principais Varejistas

Os grupos com maiores vendas em 2022

Diversidade

O estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revela que as maiores empresas do varejo no Brasil apresentam diversidade em sua força de trabalho, com mulheres, pretos e pardos ocupando posições na base operacional, principalmente em lojas. No entanto, essa diversidade diminui consideravelmente nos escalões superiores. Entre as 300 maiores empresas consultadas, 74% têm mais da metade de mulheres em suas folhas de pagamento, e 44% delas têm mulheres em cargos de liderança nas lojas. Porém, apenas 6% possuem mais da metade de mulheres em conselhos de administração. Quanto à diversidade racial, 54% das empresas empregam mais de 50% de pretos e pardos, mas somente 24% dessas têm essa população em posições de liderança em lojas. Nos cargos mais altos, como os de conselho de administração, a presença de pretos e pardos é ainda mais reduzida, com apenas 4% das empresas tendo mais de 30% dessa representação.

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br