Rever estilo de vida é fundamental na prevenção ao câncer feminino, defendem especialistas

Painel sobre saúde da mulher destacou os avanços no tratamento e ofereceu caminhos para prevenção de quatro tipos de câncer que mais afetam as brasileiras

13 de outubro de 2023

Rever estilo de vida é fundamental na prevenção ao câncer feminino, defendem especialistas

Quando o assunto é câncer, rever hábitos é a chave para a identificação precoce e, por consequência, mais chances de cura em todos os tipos da doença, especialmente nos chamados cânceres femininos, como aqueles que afetam a mama, o ovário, o endométrio e o colo do útero.

Durante o painel A Força e a Jornada Delas, Márcia Abadi, diretora médica da MSD Brasil, explicou que obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso excessivo de álcool são os principais fatores de risco da atualidade para câncer de mama, de ovário e de endométrio, por exemplo. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais frequente, sendo responsável por cerca de 30% dos diagnósticos. Até 2025, estima-se aproximadamente 75 mil novos registros por ano.

Tendo em vista esses números, Márcia Abadi destaca a importância do diagnóstico precoce para a maior eficácia dos tratamentos. “95% das mulheres diagnosticadas precocemente são curadas. Por isso é muito importante fazer o rastreamento com mamografia e ultrassom no momento adequado”, completa.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de MSD Brasil.