Investimento em 5G está dando retorno esperado, dizem operadoras

Com nova tecnologia, clientes passam mais tempo navegando na internet, o que aumenta consumo de dados

12 de julho de 2023

Investimento em 5G está dando retorno esperado, dizem operadoras

As operadoras Vivo, TIM e Claro têm investido significativamente na expansão da cobertura 5G no Brasil, e essa estratégia tem sido bem-sucedida, de acordo com as empresas. A venda de celulares compatíveis com o 5G é predominante nos canais de vendas, e os clientes que acessam essa nova tecnologia tendem a consumir mais dados e explorar novos serviços, resultando em um aumento no tempo de navegação. A Claro possui a maior participação de clientes 5G, seguida pela Vivo e TIM. Essa demanda crescente por dados tem impulsionado a receita das operadoras, e elas estão focadas em tornar a experiência 5G mais acessível, incentivando a oferta de aparelhos de baixo custo.

A Claro, que detém 38,4% dos clientes 5G no país, relatou que os usuários dessa tecnologia consomem, em média, 2,5 vezes mais dados do que os usuários de 4G. Isso estimula os clientes a migrarem para planos com maior franquia de dados e, consequentemente, com um valor mais elevado. A TIM, por sua vez, também observou um crescimento significativo nas migrações para planos de maior valor, o que pode resultar em uma receita média por usuário (ARPU) mais alta. A operadora já instalou a maior quantidade de antenas 5G e busca oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, cobrindo o maior número possível de áreas.

A Vivo também está satisfeita com os resultados alcançados até o momento com seus investimentos no 5G. A empresa afirma que a rentabilização está seguindo conforme o planejado, com perspectivas de sucesso a longo prazo. As três operadoras estão vendendo principalmente celulares 5G e continuam a investir na expansão da cobertura e na democratização da tecnologia, por meio da oferta de aparelhos mais acessíveis. Essas empresas estão otimistas em relação ao futuro do 5G no Brasil e acreditam que o aumento na demanda por dados e a migração dos clientes para planos mais caros impulsionarão seus negócios.

Adesão

A Vivo está à frente das concorrentes Claro e TIM, oferecendo o 5G em 109 cidades, enquanto a Claro cobre 99 cidades e a TIM, 70. Os clientes da Vivo que aderiram ao 5G têm aumentado seu consumo de dados em cerca de 20%, devido à velocidade e qualidade aprimoradas da nova tecnologia. Alguns usuários estão optando por conectar seus computadores pessoais à internet 5G de seus celulares, devido à velocidade de navegação superior à da banda larga. A Vivo já vende 85% de seus celulares como 5G, com preços a partir de R$ 1.400, e espera-se que os preços diminuam com a chegada de novos modelos e a queda da cotação do dólar. A empresa planeja oferecer parcerias com aplicativos de streaming e outros serviços variados, semelhante ao que ocorreu com o 4G, e espera-se que novas funcionalidades surjam nos próximos anos com a massificação do 5G.

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br