Associações se unem pela valorização da cadeia brasileira de alimentos e bebidas

Representantes dos setores criam a União Nacional da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas Não Alcoólicas (UNCAB)

24 de abril de 2024

Associações se unem pela valorização da cadeia brasileira de alimentos e bebidas

A União Nacional da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas Não Alcoólicas (UNCAB) nasce a partir da união de entidades do maior setor da indústria nacional, com o objetivo não apenas de demonstrar a importância e a força do segmento, mas também para discutir temas importantes, como a insegurança alimentar, o aumento de impostos e a não elevação da carga tributária sobre alimentos e bebidas não alcoólicas.

As entidades que se uniram são Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) e Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

O setor, que engloba 10,9% do PIB do Brasil e gera em toda a cadeia produtiva 9,87 milhões de empregos diretos e indiretos, é responsável por colocar na mesa dos brasileiros todos os anos mais de 270 milhões de toneladas de comida e bebidas não alcoólicas.

Com o montante de R$ 36 bilhões aplicados somente em 2023, o setor investe em inovação e novos processos, ingredientes e formulações. Ao todo, são mais de 38 mil empresas produzindo alimentos todos os dias – das quais 35 mil são micro, pequenas e médias.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de UNCAB.