Summit Mobilidade 2024 discute desafios e perspectivas do transporte urbano e deslocamento ativo

Com nove horas de conteúdo exclusivo, o evento recebeu mais de 460 participantes, gerou mais de 52,5 milhões de impactos com a cobertura e amplificação on e off do Grupo Estado e teve o patrocínio de BYD, Veloe, Indigo e Revo Por: Raquel Drehmer | Estadão Blue Studio

5 de julho de 2024

Summit Mobilidade 2024 discute desafios e perspectivas do transporte urbano e deslocamento ativo

Como as pessoas se deslocam nas cidades? Como o transporte coletivo pode ser mais eficiente e atraente? Quais os caminhos para o transporte individual ser menos poluente e mais amigo da saúde pública? O que tem sido feito e pode inspirar ações quando o assunto é mobilidade urbana? Esses foram os fios condutores do Summit Mobilidade 2024, realizado no dia 28 de maio na Casa das Caldeiras, em São Paulo.

Em sua 10ª edição, o Summit Mobilidade abriu a programação anual de Summits do Estadão – eventos que têm o objetivo de pautar discussões relevantes e estruturantes para o progresso do País por meio de abordagens analíticas e propositivas, sempre com base em temas atuais com um olhar para o futuro.

Os mais de 460 participantes credenciados tiveram a oportunidade de acompanhar as falas de autoridades governamentais – o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) – e do speaker internacional – Uri Levine, cofundador do Waze e fundador da Engie e da Moovit –, além de assistir aos debates que contaram com mais de 30 painelistas, palestrantes, convidados e mediadores.

Palestras, debates, networking: os pontos altos do Summit Mobilidade 2024

A abertura foi realizada por Renan Filho, ministro dos Transportes, que falou dos desafios brasileiros no transporte de cargas e na mobilidade das pessoas nas grandes cidades. “A gente precisa cada vez mais estimular o uso dos transportes coletivos e também o transporte ativo das pessoas, porque assim a gente garantirá mais fluidez ao trânsito, menos tempo nos percursos e mais qualidade para as pessoas”, afirmou.

Uri Levine, cofundador do Waze e fundador da Engie e da Moovit
Foto: Tiago Queiroz | Estadão

Na sequência, Uri Levine conduziu a palestra magna “Futuro da mobilidade urbana e a influência da inteligência artificial”. O executivo contou sua experiência e como suas iniciativas impactam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. “Estes eventos são muito importantes, porque permitem que você troque suas ideias com perspectivas ou pontos de vista dos outros e, ao mesmo tempo, se torne valioso para outras pessoas”, declarou.

A trilha da manhã contou, ainda, com painéis sobre os desafios do transporte público, outro sobre os caminhos para acelerar a descarbonização nos transportes, além do brand talk da patrocinadora BYD, em que Tião Oliveira, editor do Jornal do Carro e do Mobilidade Estadão, entrevistou Pablo Toledo, diretor de Comunicação e Marketing da BYD no Brasil. “A BYD é uma empresa de engenheiros e tem apetite comercial para se comprometer a ajudar a reduzir a temperatura da Terra em 1°C”, declarou. Além disso, Alexandre Baldy, conselheiro especial no Brasil da BYD, disse que a mobilidade tem sido muito revolucionada nos últimos tempos. “Novidades por todo o mercado e as tendências de rotas tecnológicas, sobretudo pela chegada do carro 100% elétrico, algo bastante inovador e cada vez mais acessível para o consumidor brasileiro.”

Leia mais:
Summit Mobilidade: Renan Filho, ministro dos Transportes, fala sobre os grandes desafios do País
‘A meta deve ser se apaixonar pelo problema, não pela solução’, diz o cofundador do Waze
Summit Mobilidade: Especialistas debatem os desafios do transporte público
Descarbonização nos transportes depende de políticas públicas e tecnologias

A programação teve uma pausa para brunch e almoço executivo (este último, reservado para palestrantes, painelistas, convidados e patrocinadores), momentos importantes de networking que os Summits do Estadão proporcionam aos participantes.

A abertura da trilha da tarde teve início com a fala do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que destacou o desafio de atrair a população paulistana para o uso do transporte público não apenas pela mobilidade, mas também por uma questão de saúde pública: “Cerca de 64% de todo o dióxido de carbono da atmosfera de São Paulo é proveniente dos veículos. Se nas gerações passadas estimulávamos nossos filhos a se habilitarem e a terem carro próprio, hoje precisamos fazer com que eles se sintam atraídos pelo transporte público”.

Na sequência, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apresentou os planos de investimentos para a expansão do sistema de transporte sobre trilhos. “Serão R$ 21 bilhões no total em investimentos em linhas metroferroviárias, e o Estado terá que criar musculatura para isso, para assumirmos compromissos de longo prazo e transformar a vida das pessoas.”

Leia mais:
‘Nosso grande desafio é incentivar o transporte coletivo e desestimular o particular’, diz Ricardo Nunes
‘Vamos fazer investimentos para transformar a vida das pessoas’, diz Tarcísio de Freitas

Ainda na programação da tarde, outros três painéis levaram os participantes a refletir sobre a importância da mobilidade ativa, o futuro e a inovação em produtos e serviços de mobilidade e a busca da eficiência nas operações que envolvem frotas e logística. O Summit também teve dois quadros especiais: um sobre mobilidade na periferia e o outro sobre a contribuição do automobilismo para a mobilidade urbana, com a participação dos pilotos Christian Fittipaldi, Lucas di Grassi e Nicolas Costa.

Leia mais:
‘Quem mais caminha na cidade é por falta de opção’, diz diretora do Instituto Caminhabilidade
Frotas&logística: A busca pela eficiência nas operações foi tema do Summit Mobilidade
Saiba como o automobilismo ‘inspira’ transformações na mobilidade urbana

Após nove horas de conteúdo exclusivo, o Summit Mobilidade 2024 foi encerrado com um happy hour, mais um momento valioso de networking para os participantes.

A cobertura e a amplificação online e offline do Summit Mobilidade 2024 geraram mais de 52,5 milhões de impactos na somatória de digital (Portal Estadão, redes sociais, e-mail marketing, vídeos, site do Summit e WhatsApp), impresso (jornal) e Rádio Eldorado.

VEM AÍ: conheça os próximos Summits do Estadão

No segundo semestre, o Estadão realizará outros três Summits que, assim como o Mobilidade, trarão autoridades governamentais e speakers internacionais, promoverão a troca de ideias em debates e terão espaço para networking altamente qualificado. Confira:

Summit ESG – 26 de setembro 
“Desafio 2030 – Todos unidos pelos objetivos de desenvolvimento sustentável”
Clique aqui e saiba tudo sobre o Summit ESG

Summit Saúde e Bem-Estar – 13 e 14 de outubro 
Será realizado em duas etapas. No dia 13 (domingo) haverá o Circuito Wellness, um evento gratuito, para pessoas de todas as idades, dedicado ao bem-estar do corpo e da mente e à promoção de autoconhecimento e novas conexões. Já a etapa do dia 14 (segunda-feira) abrigará a conferência em que autoridades, especialistas e convidados especiais debaterão o tema “O futuro da saúde já chegou”, em painéis, quadros e brand talks.

Summit Agro – 13 de novembro
“O produtor brasileiro no centro da moderna agropecuária global”

Seja um patrocinador dos Summits Estadão: summit@estadao.com