Estadão Summit Agro 2024

Evento consolida debate sobre o futuro do agronegócio brasileiro com inovação e sustentabilidade em foco

28 de novembro de 2024

Estadão Summit Agro 2024

O Estadão Summit Agro 2024, realizado no dia 13 de novembro no hotel Tivoli Mofarrej, reuniu os maiores nomes do setor para debater os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro. Em sua edição mais robusta até o momento, o evento trouxe à tona as questões mais urgentes do setor, como mudanças climáticas, práticas de ESG, conectividade no campo e os impactos do Acordo UE-Mercosul, reafirmando sua posição como o principal encontro de lideranças do agro no Brasil.

Com um público de mais de 500 participantes presenciais, entre autoridades governamentais, empresários, acadêmicos e formadores de opinião, o encontro promoveu um ambiente de troca de conhecimentos e networking de alto nível.

O evento foi aberto por Jurgen Tack, secretário-geral da European Landowners’ Organization (ELO), com a palestra magna intitulada “O Acordo UE-Mercosul e Outras Políticas Relevantes da UE: Perspectivas para Produtores Rurais na União Europeia e no Brasil”. A apresentação trouxe insights sobre a transição ecológica na Europa e seus reflexos diretos no mercado brasileiro.

A programação contou com painéis apresentados por lideranças e especialistas do setor que abordaram temas estratégicos, como: “Mercados atuais: como mantê-los e agregar valor”, “Mudanças climáticas e o agronegócio”, “ESG no Campo”, “Fazendas Conectadas e Inteligentes” e “Do Campo à Mesa”, entre outros.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conferir talks exclusivos e cases de sucesso que ilustraram práticas como a produção de café orgânico, sojicultura sustentável e agricultura de baixo carbono e regenerativa, destacando exemplos reais de inovação no setor.

O Summit contou com a participação de executivos de destaque, como: Alberto Martinhago, diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Artur Yabe Milanez, gerente do BNDES, Fabio Stumpf, vice-presidente de Agro e Qualidade da BRF e Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da CNA, entre outros líderes que contribuíram com visões estratégicas para o futuro do agro.

Com o apoio institucional do BNDES, patrocinadores como Banco do Brasil, BHP, Lavoro e TIM, e parceiros estratégicos, o evento consolidou-se como referência em impulsionar debates transformadores no agronegócio brasileiro.

A edição 2024 reforçou o compromisso do Estadão em promover discussões fundamentais para o crescimento sustentável do agronegócio, abrindo caminho para novas iniciativas que conectem o campo ao futuro.

Confira os melhores momentos no vídeo abaixo: