Com nova tecnologia, clientes passam mais tempo navegando na internet, o que aumenta consumo de dados
12 de julho de 2023
As operadoras Vivo, TIM e Claro têm investido significativamente na expansão da cobertura 5G no Brasil, e essa estratégia tem sido bem-sucedida, de acordo com as empresas. A venda de celulares compatíveis com o 5G é predominante nos canais de vendas, e os clientes que acessam essa nova tecnologia tendem a consumir mais dados e explorar novos serviços, resultando em um aumento no tempo de navegação. A Claro possui a maior participação de clientes 5G, seguida pela Vivo e TIM. Essa demanda crescente por dados tem impulsionado a receita das operadoras, e elas estão focadas em tornar a experiência 5G mais acessível, incentivando a oferta de aparelhos de baixo custo.
A Claro, que detém 38,4% dos clientes 5G no país, relatou que os usuários dessa tecnologia consomem, em média, 2,5 vezes mais dados do que os usuários de 4G. Isso estimula os clientes a migrarem para planos com maior franquia de dados e, consequentemente, com um valor mais elevado. A TIM, por sua vez, também observou um crescimento significativo nas migrações para planos de maior valor, o que pode resultar em uma receita média por usuário (ARPU) mais alta. A operadora já instalou a maior quantidade de antenas 5G e busca oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, cobrindo o maior número possível de áreas.
A Vivo também está satisfeita com os resultados alcançados até o momento com seus investimentos no 5G. A empresa afirma que a rentabilização está seguindo conforme o planejado, com perspectivas de sucesso a longo prazo. As três operadoras estão vendendo principalmente celulares 5G e continuam a investir na expansão da cobertura e na democratização da tecnologia, por meio da oferta de aparelhos mais acessíveis. Essas empresas estão otimistas em relação ao futuro do 5G no Brasil e acreditam que o aumento na demanda por dados e a migração dos clientes para planos mais caros impulsionarão seus negócios.
A Vivo está à frente das concorrentes Claro e TIM, oferecendo o 5G em 109 cidades, enquanto a Claro cobre 99 cidades e a TIM, 70. Os clientes da Vivo que aderiram ao 5G têm aumentado seu consumo de dados em cerca de 20%, devido à velocidade e qualidade aprimoradas da nova tecnologia. Alguns usuários estão optando por conectar seus computadores pessoais à internet 5G de seus celulares, devido à velocidade de navegação superior à da banda larga. A Vivo já vende 85% de seus celulares como 5G, com preços a partir de R$ 1.400, e espera-se que os preços diminuam com a chegada de novos modelos e a queda da cotação do dólar. A empresa planeja oferecer parcerias com aplicativos de streaming e outros serviços variados, semelhante ao que ocorreu com o 4G, e espera-se que novas funcionalidades surjam nos próximos anos com a massificação do 5G.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
17 de março de 2025
Ana Peretti, da Electrolux, revela desafios e estratégias de liderança no Talks Estadão Mídia & Mkt
13 de março de 2025
Talks Estadão Mídia & Mkt estreia com Adriana Alcântara, da Audible Brasil
10 de março de 2025
SHEIN expande marketplace para mais cinco Estados brasileiros
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO