Iniciativa inédita entre Senar e Einstein promove Saúde no Campo

Colaboração reforça ações em prol da qualidade de vida dos produtores rurais, familiares e trabalhadores

9 de dezembro de 2025

Iniciativa inédita entre Senar e Einstein promove Saúde no Campo

O programa Saúde no Campo, lançado em maio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), agora adotou uma plataforma tecnológica e de serviços multiprofissionais de telessaúde desenvolvida pelo Einstein Hospital Israelita, referência nacional em atendimento de qualidade no setor de saúde.

Agendamento de visitas domiciliares por técnicos de saúde, atendimento médico remoto, prescrição digital, solicitação de exames e emissão de documentos médicos com certificação digital nacional são algumas das funcionalidades da plataforma, que também conta com um chat técnico para troca de informações clínicas entre profissionais, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O Saúde no Campo é um programa gratuito, voltado a produtores rurais atendidos pela ATeG, além de seus familiares e trabalhadores. Equipes qualificadas realizam visitas às propriedades para identificar condições de saúde, planejar intervenções preventivas e promover o cuidado individual e coletivo, com foco na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce.

Com as novas soluções, haverá mais sinergia entre as iniciativas que já vêm sendo realizadas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e apoiarão diretamente as equipes de campo, ampliando o atendimento por telessaúde em clínica médica, pediatria e psicologia.

A expectativa é alcançar um público de 100 mil beneficiados até o final de 2026, em todas as regiões do País.

O projeto prevê, ainda, a implantação de uma plataforma eletrônica unificada para o registro de informações e o mapeamento da saúde populacional. Assim, será possível obter acompanhamento estruturado e recomendações mais assertivas de ações relacionadas à prevenção e à promoção da saúde, com estratificação dos riscos e a definição de planos de ação baseados em evidências.

“Ver esse projeto avançando para todo o território nacional é a realização de um sonho. Está na hora de unirmos forças para transformar este país e fazer dele um grande Brasil”, diz o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins.

Na foto: O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, assinaram o contrato com Einstein Hospital Israelita (Crédito: Divulgação/CNA/SENAR)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de CNA/Senar.