IBV Auto, novo índice do banco BV, mede a variação de preço dos automóveis usados

Indicador é construído com valores de transações reais e tem categoria inédita que avalia a desvalorização dos carros elétricos e híbridos

6 de setembro de 2025

IBV Auto, novo índice do banco BV, mede a variação de preço dos automóveis usados

O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do País e líder no financiamento de veículos leves usados há 12 anos, acaba de lançar o IBV Auto, para ajudar na avaliação do preço dos automóveis.

Criado em parceria com a 4intelligence, o índice mensal permite acompanhar os preços dos automóveis leves usados. Ele é construído com base no preço real das negociações realizadas em todo o Brasil, o que garante veracidade e consistência nas informações.

“É um indicador que traz informação inédita ao consumidor final e ao lojista para suas decisões”, diz Jamil Ganan, diretor de Negócios de Varejo do banco BV.

“O IBV Auto já nasce importante, o segmento de financiamento de veículos é um dos mais relevantes para a economia brasileira, com participação em torno de 30% no crédito as pessoas físicas com recursos livres”, completa.

O IBV Auto promove uma análise e estruturação dos dados da empresa, já que o BV, por ser um dos maiores especialistas em crédito para a compra de automóveis do País, mantém uma robusta base histórica que inclui informações sobre cada modelo vendido no mercado secundário, como local da venda, ano de fabricação, motorização e valor de transação de cada veículo.

Assim, com dados sobre o setor automotivo desde 2019 – e com uso de inteligência artificial (IA), é possível avaliar o comportamento dos preços dos automóveis usados ao longo dos meses e anos no Brasil e em cada estado brasileiro. A análise estadual dos patamares e da variação dos preços de transação dos automóveis é inédita.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 63,3 milhões de automóveis leves em circulação, quase o dobro da frota registrada há 15 anos.

De acordo com os dados oficiais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos novos cresceram 15% no ano passado, chegando a 2,6 milhões de veículos leves e pesados, e tendem a novo crescimento em 2025. No primeiro semestre, as vendas já alcançaram 1,4 milhão de unidades. 

(Na foto: Jamil Ganan, diretor de Negócios de Varejo do banco BV – Crédito: Divulgação/Banco BV)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Banco BV.