Com patrocínio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Estadão Blue Studio realizou o evento online “Dois Anos de Open Finance e o que Vem pela Frente” no dia 14 de fevereiro, para falar sobre as conquistas e os desafios dessa nova tecnologia financeira. O bate-papo reuniu especialistas para discutir as conquistas do Open Finance, […]
15 de fevereiro de 2023
Com patrocínio da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Estadão Blue Studio realizou o evento online “Dois Anos de Open Finance e o que Vem pela Frente” no dia 14 de fevereiro, para falar sobre as conquistas e os desafios dessa nova tecnologia financeira.
O bate-papo reuniu especialistas para discutir as conquistas do Open Finance, que revolucionou a estratégia digital e comercial das instituições financeiras no Brasil. Com a tecnologia, o engajamento dos bancos na oferta de produtos mais personalizados e taxas mais atraentes tem ocorrido de forma mais ágil e segura aos clientes.
O debate abordou ainda novos investimentos no setor para oferecer mais facilidades e benefícios à sociedade.
Ivo Mósca, executivo de Relações & Inovações Regulatórias do Itaú, conta que a empresa foi buscar a experiência nos precursores, no Reino Unido, e tentou internalizar o que eles haviam produzido por lá. “A gente teve uma série de desafios, sobre como traduzir tudo aquilo que eles fizeram, mas com as características do Brasil. Então, o primeiro desafio foi trazer toda essa especificação, essa amplitude de escopo, dentro de um cronograma tão apertado.”
E completa citando o sucesso no uso da tecnologia. “E uma vez que a gente passou por isso, começou a enxergar um público completamente mais ávido por participar do Open Finance, até mais do que a gente viu em UK. Hoje, não são mais 17 milhões de consentimentos, já são 22 milhões, a gente está crescendo em velocidade exponencial, já são mais de 15 milhões de clientes únicos participando.”
Já Leandro Vilain, diretor-executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban, destaca o alto investimento em tecnologia no setor. “O sistema bancário brasileiro ele está muito à frente de outros países. O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a colocar o chip em funcionamento, a gente tem o uso de biometria, todas as nossas operações usam torre para transação, estamos falando de Open Finance, de pagamentos instantâneos. Os volumes de transação são brutais. Nós estamos falando de Open Banking na casa de 1,6, e 1,7 bilhões de conexões por mês, então os investimentos do setor bancário em tecnologia sempre estiveram muito fortes.”
Clique aqui para assistir à íntegra do evento.
4 de novembro de 2025
Agropalma impulsiona agricultura familiar
Da multicanalidade à personalização: Danone aposta em estratégias centradas no consumidor
2 de novembro de 2025
Cooperação público-privada impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia
7 de novembro de 2025
IA nos negócios: PicPay | Renan Oliveira
PERFIL PROFISSIONAL: Renata Gomide
29 de outubro de 2025
Minitalks: Perla Amabile
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
Prêmio Paladar 2025 celebra 20 anos do ‘Paladar’ com noite de homenagens e os ’20 melhores’ de SP
31º Master Imobiliário 2025 reconhece excelência do setor em São Paulo e premia cases de todo o Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO