Especialistas expõem como seletividade legal, insegurança jurídica e desenho frágil de garantias corroem a eficiência do sistema de insolvência durante 3ª edição do Seminário Anual do Sistema Financeiro e de Crédito
16 de novembro de 2025
A 3ª edição do Seminário Anual do Sistema Financeiro e de Crédito, promovido pelo Núcleo de Mercados Financeiro e de Capitais (MFCap) da Fundação Getulio Vargas (FGV) Direito SP e pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), contou com o painel “Insolvência e recuperação de crédito”, mediado por Deborah Kirschbaum, diretora jurídica do FGC.
O debate abordou o fato de que, duas décadas após a modernização do marco de insolvência, o que deveria ser trilha de reorganização virou percurso com placas trocadas: exceções proliferam, contratos perdem previsibilidade e garantias se dessolidificam.
Para Fabiana Solano, advogada do Felsberg Advogados, o primeiro movimento veio da trincheira do contencioso empresarial. Segundo ela, a prática distanciou o sistema de seus objetivos declarados – reorganizar capitais e melhorar a distribuição entre credores – ao deslocar o foco para disputas sobre o que fica dentro ou fora do processo.
“Virou uma desorganização e sem critérios do que está dentro e do que está fora”, afirmou. A advogada atacou o tabu que contamina o debate público: “ainda existe um estigma muito grande da peça do devedor insolvente. Então, ele é visto como um caloteiro”, afirmou.
Durante o evento, a procuradora Luciana Lima, do Banco Central, reforçou a relação entre regulação e estabilidade. Ela lembrou decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reconheceu a importância do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) como parte do arranjo de confiança do sistema.
“No Brasil, o Banco Central e o FGC cumprem o papel de contribuir para a estabilidade do sistema financeiro”, disse.
Para a procuradora, o poder punitivo do Banco Central não deve ser visto apenas como repressão, mas como prevenção. “A atividade sancionadora é uma agenda de prevenção”, afirmou. “O que nós queremos agora é previsibilidade e confiança”, completou.
‘Temos uma nobre missão: contribuir para a preservação da estabilidade do sistema financeiro’Daniel Lima, diretor-presidente do Fundo Garantidor de Créditos, conta detalhes do funcionamento da instituição que está completando 30 anos.
30 anos de trabalho pela estabilidade do Sistema Financeiro NacionalAo assegurar o acesso aos valores depositados, o Fundo Garantidor de Créditos atua para ampliar a confiança do público e evitar os riscos provocados por corridas bancárias.
Fernando Dantas e Daniel Lima analisam os 30 anos do FGC; leia os artigosFundo Garantidor de Crédito completa três décadas com o propósito de proteger depositantes e contribuir para estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
21 de janeiro de 2026
Acordo traz à América Latina tratamento oral para ataques de angioedema hereditário
Fundação Grupo Boticário aposta na natureza para reduzir impactos das mudanças climáticas
15 de janeiro de 2026
Encontro discute os impactos da justiça gratuita no judiciário trabalhista
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO