Marcas Conectadas: Ricardo John
CEO e CCO, FCB Brasil
6 de setembro de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?
Quebrar o muro que separa o marketing de performance da construção de marca.
Nos últimos anos vem acontecendo uma migração massiva das verbas de marketing para a mídia de performance em detrimento da construção de marca. Precisamos fazer com que os CMO’s entendam que uma coisa puxa a outra. Uma marca que seduz, encanta e diverte ao invés de apenas perseguir os consumidores, torna o trabalho de conversão de fundo de funil muito mais fácil e fértil.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?
Quando não é a principal, é seguramente um pilar importante e indispensável em qualquer estratégia de comunicação. Saímos da era do porta-voz de marca para a era dos porta-vozes. A comunicação está mais descentralizada, mas não por isso menos potente.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?
Marcas que almejam ser culturalmente relevantes precisam encontrar uma maneira de conversar com a audiência gamer sob o risco de perder uma fatia de suas audiências que só cresce.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?
Para além dos ganhos de escala e eficiência que as ferramentas de IA e Web3 geram, a oportunidade está em como aplicá-las no universo de construção de marca. Nesse caso acredito que o formato é a “dobradinha ” entre o artesanato do insight humano, do entendimento do consumidor aliado a velocidade de consulta e aprendizado das ferramentas de IA e WEB3
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?
A habilidade de parecer humana aos olhos do consumidor. A capacidade de fazer com que ele se enxergue nas campanhas e crie identificação profunda com aquilo que vai consumir.
Leia também
-
Mercado
-
3 de abril de 2025
Empreendimento residencial de alto padrão revela ‘mar verde’ no coração financeiro de SP
-
3 de abril de 2025
Uso de dados ajuda Wyda a ganhar participação e aumentar faturamento no Sul
-
31 de março de 2025
Girl Power: Thais Nicolau, da Nomad, destaca o poder da tecnologia e da liderança feminina no Talks Estadão Mídia & Mkt
-
Aspas
-
3 de abril de 2025
IA nos Negócios: QUINTOANDAR | Lucas Lima e Paulo Golgher
-
25 de março de 2025
IA nos Negócios: OAB – SP | Leonardo Sica
-
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
-
Eventos
-
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
-
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
-
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
-
Publicações
-
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
-
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
-
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
-
Podcast
-
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
-
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
-
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
-
Vídeos
-
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
-
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
-
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO