Formação do Senai-SP combina teoria, prática e soft skills; metodologia própria conecta sala de aula e chão de fábrica e inclui cursos livres, técnicos e tecnólogos
31 de outubro de 2025
“A educação profissional e tecnológica virou estratégia de desenvolvimento econômico”, afirma Marcello Souza, gerente de Relações com o Mercado do SENAI-SP.
“Com menos gente disponível no mercado, quem está na ativa precisa ser mais produtivo — e isso exige qualificação alinhada às novas tecnologias.”
Antenado às necessidades atuais, o SENAI-SP amplia, no Estado de São Paulo, seu papel histórico na formação industrial e aposta em diversos formatos — dos cursos técnicos e de qualificação profissional às graduações tecnológicas — para preparar profissionais capazes de unir conhecimento técnico, prática e competências socioemocionais.
Um dos exemplos é a Aprendizagem Industrial, que, segundo Souza, “conecta jovens às empresas e contribui para a captação e retenção de talentos. O aluno aprende no SENAI-SP, aplica o conhecimento no ambiente produtivo e ainda tem a oportunidade de assimilar a cultura da empresa ao longo da formação”.
A Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) é baseada em competências e estruturada a partir do perfil profissional demandado pela indústria.
Guilherme Dias, supervisor de Educação do SENAI-SP, ressalta o fato de que cada unidade curricular conecta conhecimentos, capacidades técnicas e socioemocionais, que fazem sentido para a atuação profissional, selecionados conforme as competências que o estudante precisa desenvolver.
“Não ensinamos conteúdos isolados. Integramos teoria e prática em situações de aprendizagem inspiradas em desafios reais”, explica. “O protagonismo do estudante e a integração entre sala e laboratório garantem sentido ao que se aprende.”
A inteligência artificial (IA) também já compõe esse cotidiano, mas com intencionalidade pedagógica. Além disso, o SENAI-SP adota plataformas digitais, simuladores e laboratórios virtuais, sempre com diretrizes de uso responsável e debates sobre ética.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senai-SP.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO