Ensino profissional aposta em diversos formatos e mira competências do futuro

Formação do Senai-SP combina teoria, prática e soft skills; metodologia própria conecta sala de aula e chão de fábrica e inclui cursos livres, técnicos e tecnólogos

31 de outubro de 2025

Ensino profissional aposta em diversos formatos e mira competências do futuro

“A educação profissional e tecnológica virou estratégia de desenvolvimento econômico”, afirma Marcello Souza, gerente de Relações com o Mercado do SENAI-SP.

“Com menos gente disponível no mercado, quem está na ativa precisa ser mais produtivo — e isso exige qualificação alinhada às novas tecnologias.”

Antenado às necessidades atuais, o SENAI-SP amplia, no Estado de São Paulo, seu papel histórico na formação industrial e aposta em diversos formatos — dos cursos técnicos e de qualificação profissional às graduações tecnológicas — para preparar profissionais capazes de unir conhecimento técnico, prática e competências socioemocionais.

Um dos exemplos é a Aprendizagem Industrial, que, segundo Souza, “conecta jovens às empresas e contribui para a captação e retenção de talentos. O aluno aprende no SENAI-SP, aplica o conhecimento no ambiente produtivo e ainda tem a oportunidade de assimilar a cultura da empresa ao longo da formação”.

Método próprio

A Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) é baseada em competências e estruturada a partir do perfil profissional demandado pela indústria.

Guilherme Dias, supervisor de Educação do SENAI-SP, ressalta o fato de que cada unidade curricular conecta conhecimentos, capacidades técnicas e socioemocionais, que fazem sentido para a atuação profissional, selecionados conforme as competências que o estudante precisa desenvolver.

“Não ensinamos conteúdos isolados. Integramos teoria e prática em situações de aprendizagem inspiradas em desafios reais”, explica. “O protagonismo do estudante e a integração entre sala e laboratório garantem sentido ao que se aprende.”

A inteligência artificial (IA) também já compõe esse cotidiano, mas com intencionalidade pedagógica. Além disso, o SENAI-SP adota plataformas digitais, simuladores e laboratórios virtuais, sempre com diretrizes de uso responsável e debates sobre ética.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senai-SP.