Modelo articulado entre Sesi-SP e Senai-SP, que oferece formação geral e técnica, ajuda alunos a traçar projetos de vida e inserção no mercado de trabalho
29 de abril de 2025
A reformulação do currículo nacional, implementada em 2022, abriu espaço para propostas que integrem o ensino médio com a formação técnica, fazendo com que os jovens se aproximem do mundo do trabalho desde cedo.
O Sesi-SP e o Senai-SP adotam um modelo que se tornou um dos exemplos mais consolidados dessa abordagem, já que, desde 2007, as duas instituições atuam em conjunto para oferecer uma formação integrada.
Roberto Xavier, gerente executivo de Educação do Sesi-SP, diz que, “após pesquisas sobre o projeto de vida dos alunos, a instituição optou por oferecer somente o itinerário de formação técnica e profissional, em convênio com o Senai-SP”.
O objetivo é desenvolver competências socioemocionais e fomentar o protagonismo juvenil, por meio de incentivos para que os estudantes construam seus projetos de vida com base em autoconhecimento, pensamento crítico e responsabilidade social.
A proposta oferecida pelo Sesi-SP e pelo Senai-SP permite que os alunos iniciem cursos técnicos estruturados a partir do segundo ano. Assim, amplia-se o leque de possibilidades após a conclusão do ensino básico — seja para ingressar no mercado de trabalho, empreender ou seguir para a universidade.
Um estudo publicado pelo Insper, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco, mostra que os estudantes que concluem o ensino técnico podem alcançar uma renda 32% superior à média nacional. Também apresentam maior probabilidade de concluir o ensino médio e de ingressar na educação superior.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sesi-SP e Senai-SP.
11 de dezembro de 2025
Com tecnologia e inovação, Afya forma médicos para liderar a transformação da saúde
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO