Especialistas alertam para os perigos do diagnóstico e da busca de tratamentos pela internet em tempos de algoritmos e propagação de fake news
30 de agosto de 2023
O Estadão Blue Studio aproveita o Dia Nacional da Saúde, no dia 5 de agosto, para produzir uma série de reportagens sobre o tema durante todo o mês, dentro do projeto Mês da Saúde Estadão.
Quando o assunto é a automedicação, por exemplo, Cristiano Nabuco Abreu, psicólogo coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), diz que esses relatos são cada vez mais comuns nos consultórios. “O autodiagnóstico e a automedicação se tornaram uma tendência, mas, ao buscar informações na internet, a pessoa não leva em consideração seu histórico médico ou herança biológica, ela recai apenas no que o algoritmo lhe oferece.”
Ele diz ainda que não a crescente busca online por informações não prejudica apenas a saúde física. “Essa fração de informação enviesada, distorcida e não confiável que a pessoa encontra na internet projeta a ansiedade nas alturas, gerando preocupação desnecessária. O corpo físico estressado fica mais vulnerabilizado e isso é particularmente pior quando se está suscetível.”
Já o médico José de Jesus Camargo, diretor de cirurgia torácica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, observa que o alto consumo de conteúdo sobre saúde mudou completamente o perfil de quem chega aos consultórios. “É um paciente muito mais informado. Alguns claramente vão se consultar para conferir se a opinião do médico coincide com a do Google. Se não coincidir, ele não tem dúvida de que quem está errado é o médico”, diz, alertando para a inversão da credibilidade nas referências.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio e publicada no site do Estadão.
11 de junho de 2025
Entre o diploma e a carreira: qual é o profissional que o mercado exige
Do etanol ao carro elétrico: a estratégia da Stellantis para democratizar a mobilidade limpa
9 de junho de 2025
Unilever aposta em ativações para se conectar com o consumidor
18 de junho de 2025
A brasilidade como essência do B Hotel
17 de junho de 2025
Trends: “Sustentabilidade e impacto social são o alicerce do nosso negócio”, diz CEO da Necta, Paula Faria
12 de junho de 2025
Nosso DNA é a captação de dados
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
12 de maio de 2025
Empresas Mais 2024: Estadão divulga o ranking econômico mais completo do Brasil
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO