A Organização Mundial da Saúde (OMS) aproveitou este 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) para comemorar seus 75 anos e reforçar seus compromissos com o tema Saúde para Todos. Instituída em 1950, dois anos após a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a data se tornou um momento dedicado a reflexões, discussões e […]
7 de abril de 2023
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aproveitou este 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) para comemorar seus 75 anos e reforçar seus compromissos com o tema Saúde para Todos.
Instituída em 1950, dois anos após a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a data se tornou um momento dedicado a reflexões, discussões e ações em prol das necessidades da população, no que diz respeito a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
“No Brasil, nossos seis biomas, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, estão sob ataque”, afirma o sanitarista Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A degradação dos biomas leva a um desequilíbrio e aumenta os riscos de vírus, bactérias e outros micro-organismos. “Questões de saneamento básico, como a carência de esgotos e a deposição inadequada de lixo, destroem o meio ambiente, e isso tem tudo a ver com saúde”, acrescenta o médico.
Embora reconheça e celebre conquistas como a erradicação da varíola e as vidas salvas por meio de bem-sucedidas campanhas de imunização mundo afora, a OMS evidencia a necessidade de trabalhar pela equidade, palavra-chave quando se trata de melhorar as condições de vida no planeta. “A desigualdade social gera fome, falta de acesso a saneamento básico e a educação. Ou seja, está relacionada a sofrimento, doenças e mortes”, justifica Vecina.
O médico também destaca o fato de que a crise sanitária da covid-19 despertou nos brasileiros um sentimento de valorização do Sistema Único de Saúde, o SUS. “Isso traz uma perspectiva de que talvez consigamos agora olhar com outros olhos a importância da estruturação da atenção da saúde, o que, é claro, exigirá mais políticas públicas voltadas a esse setor”, observa. “Vale ressaltar que o SUS não só atende doentes. Ele gera riqueza, pode dar origem a empregos. Para isso temos que melhorar seu funcionamento.”
Clique aqui para ler a reportagem completa, produzida pelo Estadão Blue Studio e publicada no Estadão.
18 de agosto de 2026
Inteligência artificial transforma distribuição de combustíveis
Inspirada no poder do sentir, Renner apresenta nova campanha de primavera
Brasil amplia protagonismo na pesquisa clínica global e aproxima o futuro dos pacientes
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO