Da aventura ao queijo artesanal: um destino para todos os viajantes

Cordilheira do Espinhaço oferece opções para ecoturismo, cultura e gastronomia mineira

29 de agosto de 2025

Da aventura ao queijo artesanal: um destino para todos os viajantes

Abrangendo 26 parques e unidades de conservação, a Cordilheira do Espinhaço é um dos roteiros turísticos mais promissores do Brasil, já que reúne opções de aventura, história, cultura e experiência.

O local, com cerca de 1,5 bilhão de anos, pode ser cenário para a prática de atividades como trekking e mountain bike, observação de fauna e flora, balonismo, cavalgadas, canoagem e turismo de aventura, com possibilidade de trilhas icônicas de longo percurso, como é o caso de Transespinhaço, Rota das 10 Cachoeiras, Travessia Lapinha-Tabuleiro, Caminho Saint Hilaire, Caminho dos Escravos e Estrada Real (Caminhos dos Diamantes e Sabarabuçu).

Além disso, no território do Espinhaço, estão localizados 34 municípios que integram seis regiões onde é produzido o Queijo Minas Artesanal, o que reforça o protagonismo da gastronomia neste roteiro.

Uma das opções é a A Rota do Queijo do Serro, criada a partir de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

O passeio reúne roteiros de experiências em fazendas, lojas de queijos, artesanatos, além de bares e restaurantes onde é possível provar a iguaria, unindo tradição, valores e características da população local, passando por cidades como Serro, Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Itambé, entre outras.

Mas não para por aí. Há muitas outras possibilidades, já que a região oferece, ainda, outros 20 roteiros elaborados pelas Instâncias de Governança Regionais (IGRs), como Caminhos de Rosa, Caminho da Boiada, Rota Villas e Fazendas, Rota dos Parques e Vilarejos e Rota Queijos, Vinhos e Cervejas, e 11 travessias oficiais registradas pela Rede de Trilhas de Longo Percurso.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo de MG.