Com a estratégia Destino ao Zero, empresa desenvolve soluções mais limpas e renováveis em prol da descarbonização
18 de novembro de 2025
Empresas de todo o mundo vêm colocando a descarbonização como pauta central de suas estratégias, na esteira das mudanças climáticas e das exigências crescentes dos consumidores acerca do assunto.
Quem se destaca nesse cenário é a Cummins, que se posiciona na vanguarda da transição energética brasileira de forma prática, inclusiva e adaptada à realidade local.
Uma das estratégias mais importantes da companhia chama-se Destino ao Zero, que guia a transição seguindo diretrizes de inovação, colaboração e sustentabilidade.
“O Destino ao Zero é, acima de tudo, uma visão de futuro para acelerar a transição energética e alcançar a neutralidade de carbono até 2050”, afirma Adriano Rishi, CEO da Cummins Brasil.
Algumas metas bem definidas, porém, deverão ser atingidas já em 2030, como a redução de 50% das emissões diretas e indiretas, queda de 25% das emissões da cadeia de valor e avanços em 90% de circularidade de materiais para novos produtos, gestão hídrica e resíduos.
A Cummins, por entender que os mercados caminham em ritmos diferentes, também emprega um plano multissolução, com tecnologias de baixo e zero carbono.
Alguns exemplos são os motores Euro VI com níveis 80% menores de emissão, a plataforma HELM — que pode operar nos motores de combustão interna desde o diesel, passando por gás, e hidrogênio.
O Brasil é hoje uma das referências mundiais em energia limpa: mais de 88% da matriz elétrica nacional é renovável, segundo o Ministério de Minas e Energia.
A força da energia hídrica, somada ao avanço da solar e da eólica, posiciona o país na vanguarda da descarbonização.
Ao mesmo tempo, o uso de biocombustíveis — como etanol, biodiesel e biometano — amplia a descarbonização do transporte, criando um sistema complementar em que renováveis e biocombustíveis avançam juntos.
Na foto: Adriano Rishi, CEO da Cummins Brasil (Crédito: Divulgação/Cummins Brasil)
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Cummins Brasil.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO