Comida, uma solução climática

Relatório de Uma Concertação pela Amazônia e iCS propõe soluções para conciliar produção de alimentos, justiça social e conservação da floresta

25 de setembro de 2025

Comida, uma solução climática

O relatório Sistemas Agroalimentares e Amazônias: Soluções para Impulsionar uma Transição Justa e Regenerativa foi lançado pela rede Uma Concertação pela Amazônia e pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).

O documento traz análises, recomendações e práticas e experiências de campo voltadas para a transformação dos sistemas agroalimentares da região (a forma de produzir, distribuir, consumir e descartar alimentos), que se tornaram o principal vetor de desmatamento e emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

Isso porque, nas últimas quatro décadas, a expansão desordenada da pecuária e das monoculturas abriu áreas imensas na região amazônica, pressionando a floresta e comprometendo a segurança alimentar das populações locais.

O relatório foi tema do evento Sistemas Agroalimentares e Amazônia, promovido pelo Estadão. Lívia Pagotto (foto), secretária executiva da rede Uma Concertação pela Amazônia, diz que ideia é propor trilhas para chegar a sistemas produtivos e de consumo mais generosos com as pessoas e com a natureza.

“Podemos ter um mosaico de soluções e de arranjos produtivos que melhore a qualidade de vida dos amazônidas e enfrente a questão climática, alterando a forma como a gente lida com a terra.”

Com abordagem sistêmica e interdisciplinar, o relatório reúne contribuições de 45 autores de diversas áreas do conhecimento, além de escutas territoriais. Ele se soma ao esforço de colocar a Amazônia no centro do debate climático e agroalimentar global, especialmente no contexto da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP-30), que será realizada em novembro em Belém (PA).

O documento será apresentado aos enviados especiais de agricultura e bioeconomia da COP-30, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão dos governos estaduais e federal.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Uma Concertação pela Amazônia, Instituto Clima e Sociedade.