Comer bem é um direito

Governo do Brasil trabalha para garantir segurança alimentar e nutricional a todos os brasileiros

2 de setembro de 2025

Comer bem é um direito

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo do Brasil, tem como objetivo promover o acesso das pessoas mais vulneráveis à alimentação e incentivar a produção da agricultura familiar.

Nos últimos dois anos, o projeto investiu mais de R$ 2 bilhões para adquirir mais de 400 mil toneladas de alimentos frescos da agricultura familiar, que são doados a organizações da rede de assistência social e estabelecimentos voltados à segurança alimentar e nutricional.

Antes, o destino da produção da família era a participação em feiras, que não representavam garantia alguma de venda, e nem de preço. A situação se tornava ainda mais difícil com as peculiaridades logísticas da região amazônica.

“O PAA transformou a realidade e o futuro de muitas famílias da região, a começar pela nossa”, conta Ádria Oliveira dos Santos, doutoranda em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tem Santarém (PA) como sua cidade de origem. “Santarém tem uma ampla extensão territorial e, para levar os produtos às feiras, era preciso pagar viagens de barco, o que consumia grande parte da renda.”

A agricultura familiar é apoiada também pelo Fomento Rural, com recursos financeiros não reembolsáveis e assistência técnica. Quase 346 mil famílias já foram contempladas com o valor de R$ 4,6 mil, das quais 77% lideradas por mulheres.

Com essa articulação entre apoio técnico e financeiro, acompanhada de perto por visitas ao longo de dois anos, as famílias beneficiárias conseguem ampliar a capacidade produtiva, consolidar a segurança alimentar e superar a situação de pobreza.

Programas como o PAA e o Fomento Rural se fundamentam no princípio de que todas as pessoas têm direito à alimentação em quantidade e qualidade suficientes – o que significa tomar café da manhã, almoçar e jantar bem todos os dias. Essa deveria ser uma realidade indiscutível no Brasil, país rico na produção de alimentos saudáveis, mas ainda é um processo em evolução.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Ministério do Desenvolvimento.