Civitatis: turismo do futuro será moldado por dados, autenticidade e experiências personalizadas

Meet Point Estadão Think discute como a tecnologia, o comportamento do viajante e o papel das comunidades locais devem transformar o setor nos próximos anos

5 de setembro de 2025

Civitatis: turismo do futuro será moldado por dados, autenticidade e experiências personalizadas

Viagens mais personalizadas, conscientes e conectadas à realidade local. É assim que será o turismo do futuro, muito além de ser apenas mais digital.

As plataformas, que hoje em dia oferecem milhares de experiências em poucos cliques, terá como próximo objetivo unir tecnologia com curadoria humana e planejamento com propósito.

O Meet Point Estadão Think – O futuro das viagens, experiências, tecnologia e tendências, promovido pelo Estadão Blue Studio com patrocínio da Civitatis, abordou este tema, com a participação de Alexandre Oliveira, country manager da Civitatis Brasil; Marina Guaragna, influenciadora de viagens; e Mônica Samia, secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com mediação da jornalista Camila Silveira.

“As pessoas querem saber o que fazer, não apenas para onde ir”, disse Oliveira, durante o bate-papo. “Elas procuram experiências com a cara delas, e a tecnologia nos ajuda a identificar essas preferências e entregar exatamente o que faz sentido para cada perfil”, completou.

“As pessoas querem descobrir o que ainda não foi mostrado e compartilhar isso”, contou a influenciadora Marina Guaragna, que produz conteúdos em destinos pouco óbvios. “Muita gente nos acompanha porque mostramos o lado real da viagem, inclusive os perrengues. Isso cria identificação e confiança”, acrescentou.

Já Mônica Samia afirmou que a busca por autenticidade também tem provocado mudanças nas políticas públicas. No Estado de São Paulo, a descentralização do turismo virou prioridade. “O paulista redescobriu o interior durante a pandemia. Viagens curtas, de carro, para lugares com natureza e contato com comunidades locais ganharam protagonismo”, afirmou.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Civitatis.